MPT-BA faz alerta após homem se passar por procurador e tentar aplicar golpe utilizando nome da instituição
O caso chegou ao conhecimento do Ministério na última quarta-feira (31), quando um advogado de um sindicato de trabalhadores entrou em contato com o MPT para verificar a autenticidade de um pedido
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia emitiu um alerta sobre uma tentativa de golpe, na qual um homem se passou por procurador e utilizou o nome da instituição para solicitar custeio de alimentação e transporte de trabalhadores. O caso chegou ao conhecimento da instituição na última quarta-feira (31), quando um advogado de um sindicato de trabalhadores entrou em contato com o MPT para verificar a autenticidade do pedido.
O golpista chegou a produzir um ofício com o timbre do MPT, que agora foi encaminhado à Polícia Federal para investigação. De acordo com o Ministério, não há até o momento registro de que alguém tenha repassado qualquer valor aos golpistas, mas o caso segue sendo investigado. Outras tentativas semelhantes já haviam sido registradas envolvendo o nome da instituição.
Os diretores de sindicatos contatados pelos golpistas foram orientados a prestar queixa na Polícia Civil local e apresentar ao MPT cópia dos boletins de ocorrência para serem também remetidos por ofício à Polícia Federal. “O MPT lembra que seus membros não fazem pedidos de pagamentos ou de repasses de valores para realização de operações e de forças-tarefas de combate ao trabalho escravo ou para quaisquer outras atividades funcionais da instituição. Também não emite boletos ou faz cobranças relativas à participação, junto ao órgão, de sindicatos como porta-vozes das categorias de trabalhadores. Caso haja alguma situação dessa, o MPT orienta a possível vítima a contatar o MPT imediatamente para receber orientação sobre como proceder para identificar os golpistas”, diz a nota.