Bahia

MPF visitou escolas e ouviu população de Anguera sobre situação da educação no município

Debate abordou escola em tempo integral, conectividade, transporte escolar, merenda, fardamento e espaços para cultura, esportes e lazer

23/05/2024 16h25
MPF visitou escolas e ouviu população de Anguera sobre situação da educação no município
Foto: Marla Barata Ascom MPF/BA

Nos dias 15 e 16 de maio, o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Anguera (BA) visitaram dez  escolas e realizaram uma escuta pública para tratar da situação da Educação no município. A iniciativa faz parte do projeto Ministério Público Pela Educação (MPEduc), que foi abraçado pelos gestores da cidade, situada a 146 km da capital baiana.

Ao longo do dia 15 de maio, foram visitadas dez escolas de ensino infantil e fundamental. Além de conferir a situação das salas, banheiros, cantinas, pátios e demais espaços, a equipe do projeto conversou com alunos, professores, merendeiros e outros profissionais sobre a situação dos centros educacionais. Em visita às salas, foram distribuídos formulários para que alunos descrevessem os pontos positivos, negativos e dessem contribuições para a melhoria da infraestrutura e do ensino. Além das visitas, foram realizadas reuniões para debater as demandas encontradas e propor soluções de curto, médio e longo prazo. 

Na tarde de 16 de maio, a Escola Municipal Érico Sophia Brandão sediou a escuta pública, que reuniu alunos, pais, professores, funcionários da Educação e gestores municipais para debaterem o tema. O evento foi conduzido pelas procuradoras da República Ludmilla Mota e Analu Pelegrine, que atuam em Feira de Santana, e pelo procurador Adnilson Gonçalves da Silva, atual coordenador do MPEduc na Bahia. 

Além das procuradoras e do procurador da República, compuseram a mesa: o prefeito, Mauro Vieira; o presidente da Câmara Municipal, Felipe Vieira, os secretários de Educação, Renan Brito; e de Governo, Administração e Planejamento, José Bispo Filho;  o auditor Federal de Finanças e Controle da CGU na Bahia, Jorge Henrique Mendonça; o Diretor do Núcleo Territorial de Educação – NTE 19 – Feira de Santana da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Murilo Cerqueira; e a diretora escolar Juciélia Oliveira, representando os professores da rede municipal de Anguera. 

Foto: Marla Barata Ascom MPF/BA

 A escuta pública foi o momento da equipe do MPEduc apresentar para a população as visitas realizadas, as irregularidades encontradas e as reivindicações dos alunos. Ludmilla, procuradora responsável pelo MPEduc em Anguera, agradeceu pela parceria com a prefeitura e a câmara da cidade, e pela recepção feita pelos agentes públicos e pelos alunos em todos os locais visitados. “Nos sentimos muito bem vindos e notamos que a situação da Educação está à frente de muitos municípios, mas sabemos que podemos avançar bastante, com o apoio de todos”, afirmou. Ludmilla e Adnilson apresentaram fotos das visitas do dia anterior, e um relato resumido das principais questões a serem solucionadas.

 Encaminhamentos iniciais

Após a fala de professores, alunos, pais, e funcionários, os integrantes da mesa diretora firmaram compromissos e definiram prazos para resolver parte das questões apontadas por eles e mapeadas durante as visitas. Durante o andamento da escuta pública, o município apresentou propostas de soluções imediatas para algumas questões, e se comprometeu a adotar uma série de soluções dentro de prazo definido, para outras. Confira os principais encaminhamentos da escuta pública:

– licitar a cobertura das quadras esportiva, planejar a licitação e a providenciar a instalação de parques infantis nas escolas;

– junto com o representante da Secretaria de Educação do Estado, viabilizar convênio para uso das instalações esportivas do novo colégio estadual;

– solicitar a todos os diretores um relatório com as pendências de cada unidade escolar para dar encaminhamento e solução;

– regularizar a contratação do transporte escolar, priorizando a contratação por rota e a prestação do serviço aos alunos;

– iniciar os trâmites para licitar o fornecimento de pelo menos três fardas para cada aluno.

– ampliar para cinco dias por semana o período de tempo integral na escola Vitor Bezerra Lola e realizar  estudo para ampliação nas demais unidades;

– identificar e tratar, com apoio do serviço de psicologia, casos de bullying indicados na pesquisa aplicada aos alunos.

Ao fim da escuta, Mauro Vieira se comprometeu a avaliar as demais demandas e a propor soluções para melhorar a Educação no município. Ludmila resumiu para os presentes os compromissos firmados e agradeceu à presença de todos, sobretudo das equipes das esferas municipal, estadual e federal que integram o MPEduc em Anguera. Analu acrescentou que a comissão do projeto deverá auxiliar na concretização dos programas e medidas a serem implementados. Adnilson relembrou que cuidar das instalações da escola é uma responsabilidade de todos, inclusive dos alunos. Ele agradeceu a todos os órgãos e pessoas envolvidas na realização do projeto e afirmou que a educação transforma vidas, como transformou a dele, que foi aluno de escolas e universidades públicas em sua formação.

O MPF seguirá com o projeto, formalizando os encaminhamentos e acompanhando a execução das medidas propostas. Após o cumprimento, uma nova escuta pública será realizada em Anguera para avaliar os resultados do programa. 

Comentários

Leia também

Bahia
Diesel apresenta redução de 2,9% e preço da gasolina permanece sem alteração

Diesel apresenta redução de 2,9% e preço da gasolina permanece sem alteração

Preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em...
Bahia
Queda de elevador deixa dois mortos em prédio de luxo em Salvador

Queda de elevador deixa dois mortos em prédio de luxo em Salvador

Equipamento despencou do 6º andar por volta das 10h desta quinta-feira (14); vítimas...
Bahia
PRF inicia Operação Proclamação da República com foco no uso do cinto de segurança

PRF inicia Operação Proclamação da República com foco no uso do cinto de segurança

Ações de fiscalização ocorrem em todo o país, voltadas para comportamentos que agravam...