Bahia

MP-BA processa Coelba por falhas no fornecimento de energia

Segundo as investigações, o serviço apresenta descontinuidade devido a uma estrutura considerada obsoleta e sem manutenção preventiva adequada

10/08/2025 18h03
MP-BA processa Coelba por falhas no fornecimento de energia
Foto: Assessoria/Neoenergia Coelba

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação na Justiça contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) por causa das constantes falhas no fornecimento de energia elétrica em Belmonte, no sul do estado. De acordo com o promotor Bruno Gontijo, moradores do município têm enfrentado interrupções frequentes, apagões e quedas de energia em qualquer hora do dia, inclusive em finais de semana e feriados.

Segundo as investigações, o serviço apresenta descontinuidade devido a uma estrutura considerada obsoleta e sem manutenção preventiva adequada. Gontijo solicita que a Justiça obrigue a Coelba, em caráter liminar, a adotar medidas técnicas para garantir a continuidade e a estabilidade do fornecimento de energia elétrica na sede e nos distritos de Belmonte, proibindo a interrupção sem aviso prévio ou justificativa. Ele também pede a aplicação de multa caso as medidas não sejam cumpridas.

Na ação, o promotor cita que, na localidade de Boca do Córrego, moradores ficaram sete dias consecutivos sem energia, prejudicando inclusive a conservação de vacinas. Tanto em audiência quanto em respostas formais, a Coelba teria rejeitado as soluções apresentadas pelo MP-BA. Para Gontijo, as medidas propostas pela empresa são paliativas e insuficientes, como podas de árvores e pequenas correções estruturais, quando o cenário exige intervenções mais profundas na rede de distribuição.

O MP-BA requer ainda que a Justiça determine a construção de uma subestação de energia na localidade de Barrolândia, conforme proposta técnica elaborada em 2014, e que seja implementada uma solução específica para o fornecimento de energia ao distrito de Boca do Córrego a partir do Córrego Vermelho. Além disso, a promotoria pede que a Coelba seja condenada ao pagamento de R$ 500 mil por dano social e moral coletivo.

Em nota, a empresa afirmou que está executando um plano para atender as demandas do município e fortalecer a rede elétrica local.

*Por: Bahia.ba

Comentários

Leia também

Bahia
Homem morre após mal súbito antes de jogo do Bahia na Arena Fonte Nova

Homem morre após mal súbito antes de jogo do Bahia na Arena Fonte Nova

Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu
Bahia
Bahia lidera no Nordeste com maior número de pais ausentes nos últimos 5 anos

Bahia lidera no Nordeste com maior número de pais ausentes nos últimos 5 anos

No período, quase 60 mil crianças nascidas na Bahia não tiveram o nome do pai no registro...
Bahia
Estado e municípios alinham estratégias para o Programa Bahia Alfabetizada

Estado e municípios alinham estratégias para o Programa Bahia Alfabetizada

Na tarde desta sexta-feira (8), a União dos Municípios da Bahia (UPB) sediou a reunião...