MP-BA intensificará fiscalização na Micareta de Feira, diz promotor
A folia está marcada para acontecer de 18 a 21 de abril
Por Rafael Marques
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, realizou na tarde desta quarta-feira (6), no auditório do Teatro Margarida Ribeiro, uma reunião com membros da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), para tratar sobre a Micareta 2024, marcada para acontecer de 18 a 21 de abril, com o Arrastão no dia 22.
Durante o encontro, um dos pontos abordados pelo promotor do Ministério Público da Bahia, Audo Rodrigues, foi a fiscalização de produtos considerados perigosos para serem comercializados no circuito da festa.
“É o início de um trabalho formal, com entidades envolvidas para que se garanta uma festa coroada de êxito. Todas as instituições vão partir para o pressuposto de que evitemos problemas, mas que se eles acontecerem estaremos aptos à solução. Estaremos lado a lado com todos os envolvidos garantindo os pilares necessários ao folião, desde saúde, segurança pública, iluminação, direitos do consumidor e humanos”. Haverá uma fiscalização maior na comercialização de produtos proibidos. Ano passado encontramos muitas garrafas e materiais para espetinho, apesar de que não tivemos nenhum incidente, mas não podemos dar chances para que ocorra. É um dos grandes pontos; intensificar os portais de acesso e o entorno da festa”.
“Estamos dando início à formalização da FPI. É muito importante, porque esse diálogo já começa buscando toda uma estruturação. Não é hoje que tá começando o planejamento, isso começou ano passado. Demos início a um momento formal, para que possamos conversar com todos os envolvidos”, disse o secretário Jairo Carneiro Filho.
O comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Antônio Nascimento Lopes, contou que este ano a PM pretende expandir os pontos de abordagem e implantar mais câmeras no circuito da festa.
“Uma atuação preventiva. Fizemos diversas reuniões assim que terminou a Micareta 2023, para verificar onde erramos e onde acertamos. Depois nos reunimos para alinhar coisas melhores para a festa, porque a população de Feira merece um serviço de qualidade. Conversamos com órgãos da Prefeitura para colocar sanitários com melhor iluminação para que possamos designar os policiais para um trabalho coletivo e estamos atentos para prevenir qualquer tipo de ação aqui na cidade. Sobre o aumento de circuito, nossa ideia é aumentar os pontos de abordagem, colocar câmeras para identificar as pessoas que estão indevidas, estamos tentando colocar a tecnologia para contar quantas pessoas estão entrando no circuito e saber o que está acontecendo na festa”, revelou.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim