Motoboys do iFood e 99Moto anunciam paralisação em Feira de Santana por melhores condições de trabalho
A mobilização faz parte da Paralisação Nacional 2025 e tem como objetivo reivindicar melhores condições de trabalho para os entregadores da plataforma.
Os motoboys que atuam nas plataformas iFood em Feira de Santana anunciaram uma paralisação nos dias 30 e 31 de março de 2025. A mobilização faz parte da Paralisação Nacional 2025 e busca reivindicar melhores condições de trabalho, reajuste na taxa mínima e no valor pago por quilômetro rodado, além de mais transparência nas políticas das empresas.
Celso, administrador do grupo @profissaoperigofsa, que representa os entregadores do iFood, destacou que o iFood não reajusta os valores pagos aos entregadores há três anos, mesmo com os sucessivos aumentos no custo de vida.
“O iFood tem três anos que não aumenta a taxa mínima, e cada dia que passa o valor do quilômetro rodado está mais defasado. Gasolina subiu, alimentação subiu, pneu subiu, manutenção do veículo subiu, mas o valor pago ao entregador continua o mesmo. Estamos lutando por reajuste e mais transparência, porque também há bloqueios de contas sem justificativa clara”, afirmou Celso.
Além do reajuste tarifário, os entregadores pedem a redução do tempo de espera nos restaurantes e na entrega ao cliente. Segundo Celso, atualmente, muitos motoboys aguardam até 20 minutos na porta do cliente para concluir a entrega, o que aumenta o risco de assaltos e compromete o rendimento diário da categoria.
O grupo também apoiará a paralisação dos motoboys da 99Moto, que realizarão seu protesto no dia 1º de abril. Celso reforçou a solidariedade entre os trabalhadores das duas plataformas: “Estamos juntos na luta. A nossa categoria enfrenta os mesmos desafios e precisamos de união para garantir nossos direitos.”
*Com informações do Repórter Matheus Gabriel