Feira de Santana

Mostra da Diversidade Cultural abre inscrições para artistas e grupos de Feira de Santana

O projeto é realizado pelo Favela é Isso Aí com patrocínio da Belgo Bekaert Arames e integra o programa Forma e Transforma

29/06/2022 12h52
Mostra da Diversidade Cultural abre inscrições para artistas e grupos de Feira de Santana

Reconhecimento, apoio, fortalecimento e difusão. Esses são os principais objetivos da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular 2022, que está com inscrições abertas para artistas, grupos, entidades e coletivos sediados em Feira de Santana. A iniciativa integra o programa Forma e Transforma e é realizada no município pela ONG Favela é Isso Aí, com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação ArcelorMittal.

Pessoas físicas e jurídicas (exceto servidores públicos ou pessoas com cargos políticos) diretamente responsáveis pela execução de projetos culturais e socioculturais sediados e desenvolvidos em Feira podem participar com um projeto cada. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente online até às 18 horas do dia 27 de julho, no link ( https://forms.gle/5VYJvDwCJXtHNKWm9 ), que também pode ser encontrado na página da Mostra no Facebook (Mostra Cultura FSA), no Instagram (@mostraculturafsa) ou por e-mail ([email protected]), assim como outras informações sobre o projeto. No início do mês será veiculado através das redes sociais do projeto um vídeo explicativo para os interessados.

Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora executiva da Favela é Isso Aí, explica que “as propostas podem ser das mais diversas áreas culturais, como música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, culinária, agroecologia, entre outras, desde que tratem da difusão e fortalecimento do patrimônio cultural feirense”.

Entre os inscritos serão selecionados 13 projetos, considerando características como: desenvolvimento feito por artistas, grupos e coletivos culturais representativos das manifestações populares e patrimônio cultural imaterial de Feira de Santana; contribuição para o fortalecimento da identidade local; e caráter comunitário, com ações em seus respectivos territórios.

Cada artista ou grupo selecionado na edição 2022 da Mostra deve realizar três atividades: participação com apresentação ao público durante a Mostra, que acontecerá em setembro; ações de contrapartida obrigatória, com gravação de depoimento para o projeto Moradores e ação voltada para a comunidade feirense como curso ou oficina, em escolas ou instituições filantrópicas.

São exemplos de atividades a serem realizadas na Mostra: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita, conforme programação a ser acordada entre a realizadora e os selecionados. Esta etapa será realizada de forma presencial.

Além dos 13 projetos selecionados, será divulgada uma lista com até 5 projetos suplentes, que poderão ser convocados caso algum dos já aprovados não apresente a documentação necessária para a assinatura dos contratos ou descumpra alguma das normas de participação na Mostra, em qualquer uma de suas etapas.

Cada projeto selecionado receberá o valor de R$ 5 mil, totalizando R$ 65 mil em premiação, e terão seus ofícios e atividades difundidas na Mostra e nas redes sociais e páginas do projeto. Os custos da participação no evento serão divididos entre o premiado (cachês e gastos do grupo para a realização da apresentação), a realizadora e seus parceiros.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Hospital Geral Clériston Andrade inicia primeiro serviço de cirurgia de epilepsia da Bahia

Hospital Geral Clériston Andrade inicia primeiro serviço de cirurgia de epilepsia da Bahia

O HGCA abriu ambulatórios especializados em epilepsia refratária e criou um laboratório...
Feira de Santana
Prefeito cobra regularização na distribuição de leite para Feira de Santana

Prefeito cobra regularização na distribuição de leite para Feira de Santana

Segundo o prefeito, atualmente, mais de 12 mil das 20 mil famílias que deveriam receber...
Feira de Santana
Especialista explica regras e consequências do sistema de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação

Especialista explica regras e consequências do sistema de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação

O advogado especialista em Direito de Trânsito, Bruno Sobral, explicou os principais aspectos...