Mostra da Diversidade Cultural abre inscrições para artistas e grupos de Feira de Santana
O projeto é realizado pelo Favela é Isso Aí com patrocínio da Belgo Bekaert Arames e integra o programa Forma e Transforma
Reconhecimento, apoio, fortalecimento e difusão. Esses são os principais objetivos da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular 2022, que está com inscrições abertas para artistas, grupos, entidades e coletivos sediados em Feira de Santana. A iniciativa integra o programa Forma e Transforma e é realizada no município pela ONG Favela é Isso Aí, com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação ArcelorMittal.
Pessoas físicas e jurídicas (exceto servidores públicos ou pessoas com cargos políticos) diretamente responsáveis pela execução de projetos culturais e socioculturais sediados e desenvolvidos em Feira podem participar com um projeto cada. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente online até às 18 horas do dia 27 de julho, no link ( https://forms.gle/5VYJvDwCJXtHNKWm9 ), que também pode ser encontrado na página da Mostra no Facebook (Mostra Cultura FSA), no Instagram (@mostraculturafsa) ou por e-mail ([email protected]), assim como outras informações sobre o projeto. No início do mês será veiculado através das redes sociais do projeto um vídeo explicativo para os interessados.
Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora executiva da Favela é Isso Aí, explica que “as propostas podem ser das mais diversas áreas culturais, como música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, culinária, agroecologia, entre outras, desde que tratem da difusão e fortalecimento do patrimônio cultural feirense”.
Entre os inscritos serão selecionados 13 projetos, considerando características como: desenvolvimento feito por artistas, grupos e coletivos culturais representativos das manifestações populares e patrimônio cultural imaterial de Feira de Santana; contribuição para o fortalecimento da identidade local; e caráter comunitário, com ações em seus respectivos territórios.
Cada artista ou grupo selecionado na edição 2022 da Mostra deve realizar três atividades: participação com apresentação ao público durante a Mostra, que acontecerá em setembro; ações de contrapartida obrigatória, com gravação de depoimento para o projeto Moradores e ação voltada para a comunidade feirense como curso ou oficina, em escolas ou instituições filantrópicas.
São exemplos de atividades a serem realizadas na Mostra: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita, conforme programação a ser acordada entre a realizadora e os selecionados. Esta etapa será realizada de forma presencial.
Além dos 13 projetos selecionados, será divulgada uma lista com até 5 projetos suplentes, que poderão ser convocados caso algum dos já aprovados não apresente a documentação necessária para a assinatura dos contratos ou descumpra alguma das normas de participação na Mostra, em qualquer uma de suas etapas.
Cada projeto selecionado receberá o valor de R$ 5 mil, totalizando R$ 65 mil em premiação, e terão seus ofícios e atividades difundidas na Mostra e nas redes sociais e páginas do projeto. Os custos da participação no evento serão divididos entre o premiado (cachês e gastos do grupo para a realização da apresentação), a realizadora e seus parceiros.