Brasil

Moraes ordena suspensão da plataforma Rumble no Brasil

Decisão ocorreu nesta sexta-feira (21), após descumprimento de ordem que exigia indicação de um representante legal no país

22/02/2025 09h33
Moraes ordena suspensão da plataforma Rumble no Brasil
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (21) a suspensão da plataforma Rumble no Brasil. A decisão ocorre após o descumprimento de uma ordem anterior que exigia a indicação de um representante legal no país em um prazo de 48 horas.

Moraes buscava intimar a plataforma para bloquear o canal do blogueiro Allan dos Santos. No entanto, os advogados encontrados no Brasil informaram que não tinham poderes para receber notificações oficiais, pois não eram representantes legais da empresa.

A decisão do ministro gerou repercussão internacional. A Trump Media e o próprio Rumble acionaram a Justiça dos Estados Unidos, acusando Moraes de censura e violação da soberania americana, após ordens para remoção de conteúdos de direita em plataformas digitais.

Sobre o que é a plataforma Rumble?

O Rumble é uma plataforma de vídeos que se apresenta como uma alternativa ao YouTube, com foco na liberdade de expressão e menos restrições sobre moderação de conteúdo. Fundada em 2013, ganhou popularidade entre criadores de conteúdo e políticos conservadores, especialmente nos Estados Unidos, por adotar uma política menos rigorosa contra desinformação e discursos considerados polêmicos.

A plataforma atraiu figuras influentes da direita e passou a ser usada por pessoas banidas ou limitadas em redes sociais mais tradicionais. Além disso, firmou parcerias com empresas como a Trump Media & Technology Group, responsável pela rede social Truth Social de Donald Trump.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Brasil
Militar da Marinha é atropelado durante desfile de 7 de Setembro
Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...
Brasil
Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

As nomeações dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de...