Política

Moraes mantém prisão preventiva dos irmãos Brazão e Ronnie Lessa, réus do caso Marielle Franco

O ministro também negou o pedido de Domingos Brazão de transferência para uma prisão especial, ou sala de Estado-Maior

03/07/2024 17h31
Moraes mantém prisão preventiva dos irmãos Brazão e Ronnie Lessa, réus do caso Marielle Franco
Foto: Reprodução/Alerj

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou as solicitações de liberdade e manteve as prisões preventivas do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), seu irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Domingos Brazão, e pelo ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa. Todos são acusados de participação no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2013.

Moraes também negou o pedido de Domingos Brazão de transferência para uma prisão especial, ou sala de Estado-Maior (dependências militares). Ambas as decisões foram feitas nesta quarta-feira (3).

“(…) Logo, com fundamento no art. 312 e no art. 316, parágrafo único, ambos do Código de Processo Penal, MANTENHO A PRISÃO PREVENTIVA dos réus DOMINGOS INÁCIO BRAZÃO, JOÃO FRANCISCO INÁCIO BRAZÃO e RIVALDO BARBOSA DE ARAÚJO JÚNIOR, bem como INDEFIRO o pedido de transferência do réu DOMINGOS INÁCIO BRAZÃO para prisão especial ou Sala de Estado-Maior”, afirma o despacho.

Em contraponto, o ministro aceitou o pedido da defesa de Rivaldo Barbosa e lhes concedeu o acesso ao material do processo que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) — em que se discutiu a federalização do caso Marielle.

Ao manter a prisão preventiva, Moraes confirma o parecer apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que apontou a presença de elementos indicativos de ação dos três denunciados para obstruir as investigações da Delegacia de Homicídios do Rio. Os três negam participação no crime.

*Com informações Metro1

Comentários

Leia também

Política
Diretor e ex-número 2 da Abin prestam depoimento à PF sobre suposta espionagem ilegal

Diretor e ex-número 2 da Abin prestam depoimento à PF sobre suposta espionagem ilegal

Investigação apura 'Abin Paralela' durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro ...
Política
No 5º dia na UTI, Bolsonaro apresenta melhora nos exames e segue em recuperação

No 5º dia na UTI, Bolsonaro apresenta melhora nos exames e segue em recuperação

Ex-presidente passou por procedimento para tratar obstrução intestinal e continua em...
Política
Lula deve se reunir com líderes da Câmara para tratar do projeto de anistia do 8/1

Lula deve se reunir com líderes da Câmara para tratar do projeto de anistia do 8/1

Presidente está decidido a estabelecer uma relação mais próxima com os congressistas...