Política

Moraes manda PF ouvir advogados ligados a Bolsonaro por suspeita de obstrução

Ministro do STF mandou PF ouvir Fábio Wajngarten e Paulo Bueno após relatos de pressão sobre familiares de Mauro Cid

25/06/2025 19h14
Moraes manda PF ouvir advogados ligados a Bolsonaro por suspeita de obstrução
Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten e Paulo Costa Bueno sejam ouvidos pela Polícia Federal em até cinco dias.

A decisão foi tomada após a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator do esquema, entregar uma série de documentos à PF, apontando que ambos teriam tentado interferir na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado que envolve Bolsonaro.

Segundo os documentos, Wajngarten fez uma “intensa tentativa” de contato com a família de Cid, incluindo sua filha menor de idade e sua esposa. Já Paulo Bueno teria abordado a mãe do tenente-coronel em eventos na Hípica de São Paulo, com o objetivo de “demover a defesa então constituída”.

Bueno estaria acompanhado de Eduardo Kuntz, advogado do coronel Marcelo Câmara — ex-assessor de Bolsonaro que já foi preso por tentar obstruir as investigações. Kuntz, segundo Cid, teria insistido em conversar com sua filha por WhatsApp, pedindo que a jovem apagasse mensagens e ajudasse a organizar um encontro com o pai em local considerado “seguro e confortável”.

Em sua decisão, Moraes afirmou que “as condutas narradas à autoridade policial indicam a prática, em tese, do delito de obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa”. A PF também foi autorizada a extrair e categorizar os dados armazenados no celular da filha de Cid.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Em encontro no Planalto, Lula incentiva pré-candidatura de Deyvid Bacelar a deputado federal

Em encontro no Planalto, Lula incentiva pré-candidatura de Deyvid Bacelar a deputado federal

Declaração ocorreu durante encontro com centrais sindicais no Palácio do Planalto, em...
Política
“Não me escondo”, diz Ramagem ao afirmar que sua permanência nos EUA é regular

“Não me escondo”, diz Ramagem ao afirmar que sua permanência nos EUA é regular

Ex-deputado foi detido na última segunda-feira pelo Serviço de Imigração e Controle...
Política
“Escala seis por um aumenta em 35% o risco de AVC”, diz Deyvid Bacelar

“Escala seis por um aumenta em 35% o risco de AVC”, diz Deyvid Bacelar

Mobilização em Brasília defende redução da jornada de trabalho e destaca impactos...