Política

Moraes manda PF ouvir advogados ligados a Bolsonaro por suspeita de obstrução

Ministro do STF mandou PF ouvir Fábio Wajngarten e Paulo Bueno após relatos de pressão sobre familiares de Mauro Cid

25/06/2025 19h14
Moraes manda PF ouvir advogados ligados a Bolsonaro por suspeita de obstrução
Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten e Paulo Costa Bueno sejam ouvidos pela Polícia Federal em até cinco dias.

A decisão foi tomada após a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator do esquema, entregar uma série de documentos à PF, apontando que ambos teriam tentado interferir na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado que envolve Bolsonaro.

Segundo os documentos, Wajngarten fez uma “intensa tentativa” de contato com a família de Cid, incluindo sua filha menor de idade e sua esposa. Já Paulo Bueno teria abordado a mãe do tenente-coronel em eventos na Hípica de São Paulo, com o objetivo de “demover a defesa então constituída”.

Bueno estaria acompanhado de Eduardo Kuntz, advogado do coronel Marcelo Câmara — ex-assessor de Bolsonaro que já foi preso por tentar obstruir as investigações. Kuntz, segundo Cid, teria insistido em conversar com sua filha por WhatsApp, pedindo que a jovem apagasse mensagens e ajudasse a organizar um encontro com o pai em local considerado “seguro e confortável”.

Em sua decisão, Moraes afirmou que “as condutas narradas à autoridade policial indicam a prática, em tese, do delito de obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa”. A PF também foi autorizada a extrair e categorizar os dados armazenados no celular da filha de Cid.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Jerônimo Rodrigues comenta postura de José Ronaldo sobre indefinição de apoio para 2026

Jerônimo Rodrigues comenta postura de José Ronaldo sobre indefinição de apoio para 2026

Jerônimo avaliou a postura do prefeito como fruto de sua experiência e equilíbrio político....
Política
Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou como “contraproducente”...
Política
Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Autoridades políticas, de diferentes partidos, se uniram em oração no palco principal....