Política

Moraes determina soltura de 137 presos envolvidos em atos antidemocráticos

O ministro determinou que a prisão preventiva destas pessoas sejam substituídas por medidas cautelares

28/02/2023 16h11
Moraes determina soltura de 137 presos envolvidos em atos antidemocráticos
Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta terça-feira (28), soltou 137 pessoas que haviam sido presas por envolvimento nos atos antidemocráticos que ocorreram no dia 08 de janeiro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A liberação imediata dos apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi determinada dentro de um processo de relatoria de Moraes, que está sob sigilo. A informação foi confirmada pelo STF.

A decisão foi tomada porque o ministro compreendeu que as infrações cometidas por estas pessoas não são consideradas graves, já que elas não foram as principais responsáveis por organizar e financiar os atos.

Entretanto, apesar da soltura imediata, Moraes decidiu que os participantes dos ataques terroristas devem responder às denúncias em seus respectivos estados. Além disso, o ministro determinou que a prisão preventiva será substituída por medidas cautelares, entre elas o cancelamento do passaporte, apresentação semanal a um juiz, uso de tornozeleira eletrônica, cassação de porte de armas, entre outros.

“Na análise dos casos, o ministro avaliou que a maioria tem a condição de réu primário e filhos menores de idade, além de já terem sido denunciados pela Procuradoria Geral da República por incitação ao crime e associação criminosa”, declarou o STF, em nota.

*Metro1

Comentários

Leia também

Política
Lula diz querer saber ‘quem é o pilantra’ que provocou aumento do preço do ovo

Lula diz querer saber ‘quem é o pilantra’ que provocou aumento do preço do ovo

Presidente afirmou que atual precificação do produto não faz sentido e que algum 'ladrão...
Política
STF mantém prisão de Braga Netto por unanimidade

STF mantém prisão de Braga Netto por unanimidade

Militar foi preso em dezembro de 2024 por tentar interferir na investigação sobre suposta...
Política
João Roma destaca nomes de Feira de Santana para disputar vagas na AL-BA e Câmara Federal em 2026

João Roma destaca nomes de Feira de Santana para disputar vagas na AL-BA e Câmara Federal em 2026

Entre os cotados, estão o empresário e presidente do PL em Feira, Raimundo Júnior, o...