Política

Moraes determina perda de mandato de Zambelli e anula votação da Câmara

Deputada está presa na Itália desde julho deste ano

11/12/2025 20h01
Moraes determina perda de mandato de Zambelli e anula votação da Câmara
Reprodução/Zambelli Brasil no YouTube

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, anulou nesta quinta-feira (11) a votação da Câmara dos Deputados que rejeitou a cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e determinou a perda imediata do mandato da parlamentar.

“Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO, ou seja, editar ato administrativo vinculado”, diz o ministro na decisão.
Segundo o ministro, a votação pela Câmara dos Deputados que preservou o mandato da deputada “ocorreu em clara violação” à Constituição.

“Trata-se de ATO NULO, por evidente inconstitucionalidade, presentes tanto o desrespeito aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, quanto flagrante desvio de finalidade”, diz o ministro sobre a votação.
Moraes também determinou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente da deputada em até 48 horas.

O ministro solicitou ainda que o presidente da Primeira Turma do STF, ministro Flávio Dino, agende para esta sexta-feira uma sessão virtual em que os demais ministros confirmem ou rejeitem a decisão.

Os motivos de Moraes

Na decisão, Moraes elencou os motivos para anular a decisão da Câmara:

Votos insuficientes

Na quarta-feira, o plenário da Câmara não atingiu o número mínimo necessário de votos para cassar o mandato de Zambelli. Foram 227 votos a favor – seriam necessários 257.

A cassação seria uma consequência da condenação da deputada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença, de 10 anos de prisão, se tornou definitiva e sem possibilidade de recurso em junho.

Na decisão, o STF determinou a perda de mandato, o que deveria ocorrer de forma automática. No entanto, a Câmara contrariou essa decisão ao rejeitar o pedido de cassação da deputada.

Além disso, no caso de condenações criminais, quando não são mais passíveis de recurso (como as de Zambelli), ocorre a suspensão dos direitos políticos. Assim, a pessoa fica sem a possibilidade de votar ou de se candidatar a cargo eletivo enquanto durar a pena.

*Com informações g1

Comentários

Leia também

Política
STF forma maioria para confirmar perda de mandato de Zambelli

STF forma maioria para confirmar perda de mandato de Zambelli

Determinação derruba votação na Câmara que previa a manutenção do mandato da deputada ...
Política
Avaliação positiva de Lula sobe entre os deputados, aponta Pesquisa Quaest

Avaliação positiva de Lula sobe entre os deputados, aponta Pesquisa Quaest

Diretor da Quaest diz que soma dos últimos acontecimentos foi o que aumentou as perspectivas...
Política
Lula quer Pacheco disputando governo de Minas: ‘Não perdi a esperança’

Lula quer Pacheco disputando governo de Minas: ‘Não perdi a esperança’

Gleisi Hoffmann também comentou sobre o assunto