Moradores e visitantes celebram retorno da Festa da Matinha
Quixabeira da Matinha foi a atração mais esperada
Após dois anos sem ser realizada, em virtude da pandemia da Covid-19, a Festa da Matinha, evento que celebra o aniversário do distrito, movimentou a localidade neste final de semana. Foram dois dias de shows musicais e muita animação na praça principal. As atrações e toda a estrutura da festa foram garantidas pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
O distrito comemora 15 anos – até 2008 a localidade secular era povoado do distrito de Maria Quitéria. A programação musical da festa foi um dos pontos altos, começando no sábado (11) com shows das bandas Arquivo Nordestino, Raízes do Nordeste, Sem Retoque e do cantor Moisés Santana, que animaram o público presente. No domingo (12), o público pôde assistir a apresentações de Djalma Ferreira, Mazinho Venturinny, Quixabeira da Matinha e Os Clones
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, destacou que a festa é uma celebração do desenvolvimento do distrito nos últimos anos. “A localidade vem se desenvolvendo. O poder público, através do Município, tem investido. E essa festa é o grande símbolo”, destacou.
Visitantes e moradores da localidade não esconderam a satisfação com o retorno da festividade. “Saí de casa cedo para vim prestigiar. Justamente porque estávamos sentindo muita falta dessa festa, de toda essa animação”, destacou o vendedor Josevaldo Ribeiro.
Para a dona de casa Roseane de Jesus, a festa é uma alternativa de lazer para toda a família. “E a oportunidade de valorizar uma coisa que é nossa. Muitas pessoas que não conhecem o distrito vêm para a festa e acabam ficando encantados com o lugar”, pontua.
*Secom PMFS