Brasil

Monkeypox: vacinação começa hoje 

Imunizantes são destinados a grupos de risco para formas graves, profissionais de laboratórios e pessoas que foram expostas ao vírus

13/03/2023 08h28
Monkeypox: vacinação começa hoje 
Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra monkeypox, doença também chamada de mpox e que anteriormente era chamada de “‘varíola dos macacos”. De acordo com o Ministério da Saúde, como o atual cenário epidemiológico da varíola dos macacos apresenta queda progressiva, a imunização irá priorizar a proteção das pessoas com maior risco de contaminação e evolução para as formas graves da doença.

A pasta autorizou duas estratégias de vacinação: pré e pós-exposição. Os grupos prioritários para pré exposição são:

Já a vacinação pós-exposição se aplica a:

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Ela é indicada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. A vacina autorizada no Brasil é a Jynneos, produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic. Esse é o mesmo imunizante utilizado nos Estados Unidos e na Europa.

*Com informações O Globo

Comentários

Leia também

Brasil
Três agentes da PRF morrem após acidente durante perseguição a motos no Rio de Janeiro

Três agentes da PRF morrem após acidente durante perseguição a motos no Rio de Janeiro

Perseguição começou após suspeitos não respeitarem ordem de parada
Brasil
PRF inicia operação especial de feriado nesta quinta-feira

PRF inicia operação especial de feriado nesta quinta-feira

Iniciativa busca prevenir sinistros de trânsito e fiscalizar condutas irregulares por...
Brasil
Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Maior parte dos casos deste ano se concentram na faixa etária de 20 a 29 anos