Feira de Santana

MOC cobra um novo decreto de emergência devido à seca no Município

A reivindicação foi feita pela presidente do órgão, Conceição Borges.

13/08/2024 18h15
MOC cobra um novo decreto de emergência devido à seca no Município
Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Feira de Santana

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) esteve nesta terça-feira (13) na Câmara Municipal de Feira de Santana para reivindicar que seja decretado situação de emergência em Feira de Santana por conta da seca. A reivindicação foi feita pela presidente do órgão, Conceição Borges.

“Sem a edição deste documento, não podemos trazer políticas públicas que poderiam auxiliar neste momento. Infelizmente, não observamos nenhum movimento que garanta a esta população o mínimo para continuar vivendo no campo”, criticou.

Conceição chamou a atenção das autoridades municipais para os prejuízos que estão ocorrendo na produção. Por este motivo, entende, a questão “precisa ser tratada para além da perda da safra”. Elaborar um plano de convivência com o semiárido, potencializar quintais produtivos e investir em ações relacionadas ao armazenamento de água, foram algumas das sugestões citadas pela dirigente.

Além dessas medidas, ela diz, a Prefeitura poderia firmar parcerias com instituições como a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), visando adotar ações preventivas. “A gente precisa trazer para o debate questões como reflorestamento, crise climática e reuso da água. A partir do momento que trabalharmos com isto, saberemos conviver com a falta de chuvas e teremos soluções para assuntos relacionados à geração de renda”, afirmou.

Também usando a palavra na Tribuna Livre, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Feira, Adriana Lima, informou que a entidade encaminhou ofício ao prefeito Colbert Filho cobrando o decreto de situação de emergência. “A seca tem provocado muitos transtornos na zona rural do Município. Há falta de água e alimento, o que tem gerado desespero em muitas comunidades, onde sequer existe o necessário para consumo humano”, explicou a sindicalista.

Segundo ela, a revogação do decreto anterior (nº 13.103/2023) atendeu a um determinado momento, mas agora o cenário é outro. Ela vê a necessidade de edição de novo documento declarando a emergência, diante do período de estiagem atravessado pelo Município. Adriana informou que, além de enviar ao prefeito, encaminhou cópias do ofício do sindicato ao Poder Legislativo. Entre outras sugestões apresentadas, a construção de reservatórios e aguadas, distribuição de cestas de alimentos e a criação de uma Mesa de Negociação permanente para discutir assuntos de interesses dos agricultores.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Como as locações se adaptam ao novo jeito de morar: especialista explica tendências e oportunidades

Como as locações se adaptam ao novo jeito de morar: especialista explica tendências e oportunidades

Imóveis residenciais continua aquecida, especialmente por causa dos juros altos, que...
Feira de Santana
Defesa Civil monitora áreas afetadas pelas chuvas em Feira de Santana

Defesa Civil monitora áreas afetadas pelas chuvas em Feira de Santana

O coordenador da Defesa Civil reforça que muitos dos pontos de alagamento são agravados...
Feira de Santana
Confira como será o funcionamento do comércio de Feira de Santana durante semana da Black Friday

Confira como será o funcionamento do comércio de Feira de Santana durante semana da Black Friday

O acordo passa a valer exclusivamente para a semana da promoção