Feira de Santana

MOC celebra 55 anos de trabalho social

Nesta sexta-feira (05), ocorrerá a Sessão Solene em comemoração aos 55 anos do MOC, na Câmara Municipal de Feira de Santana.

04/08/2022 14h36
MOC celebra 55 anos de trabalho social
Foto: Reprodução/Instagram

Nesse ano de 2022, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) completa 55 anos de história. Em prol de celebrar sua trajetória de trabalho, resistência e lutas, o MOC receberá uma série de homenagens nos territórios de atuação como Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe e Território do Sisal. E, no mês de setembro, realizará a jornada MOC 55 anos: Nossa caminhada por um sertão justo.

O De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News (102.1), recebeu a Coordenadora do MOC, Célia Firmo, para reforçar a importância da instituição e celebrar o marco que representa essa marca. 

Segundo a coordenadora, a história da instituição foi iniciada em 1967 pelo padre Albertino Carneiro, a partir do trabalho social da igreja católica em bairros periféricos do município de Feira de Santana. Um movimento que gradativamente se propagou e ganhou ramificações em outros municípios. Hoje, 60 municípios são alcançados pelas ações sociais do MOC.

Sua missão, a princípio, tratava-se de organizar a comunidade e lutar pelos direitos humanos. “Um marco histórico do MOC é a organização do associativismo. Quando você passa por diversas associações comunitárias pode ver na sua história, no DNA, que tudo foi iniciado a partir do nosso trabalho. Outro marco é o sindicalismo, principalmente na agricultura familiar. O sindicato de Feira de Santana tem a marca das ações do MOC também.”, relata Célia. 

Posteriormente, ao longo de sua trajetória, o MOC vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável, integral e integrado, a inclusão sociopolítica, econômica e cultural, bem como o exercício da cidadania de populações comumente excluídas, povos e comunidades tradicionais, encampando temáticas emergentes no campo das mudanças climáticas, das múltiplas identidades e na perspectiva da Convivência com o Semiárido e da Agroecologia.

“Devido a pandemia, ficamos um tempo sem realizar eventos, mas agora retomamos e estamos sendo homenageados em diversos espaços.” 

Nesta sexta-feira (05), ocorrerá a Sessão Solene em comemoração aos 55 anos do MOC, a partir das 08h30, na Câmara Municipal de Feira de Santana. E, no mês de Setembro, dias 13 à 15, começa a jornada comemorativa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), contando com diversas atrações. Incluindo feira de produtos da agricultura familiar,  seminários e oficinas que serão abertas à comunidade. 

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Líquida Feira! Contemplados receberam os prêmios nesta quarta-feira (17) 
Feira de Santana
Vacinação infantil é afetada por falta de abastecimento do Ministério da Saúde
Feira de Santana
Procura pela vacina contra a paralisia infantil é baixa em Feira

Procura pela vacina contra a paralisia infantil é baixa em Feira

Neste sábado, 20, no dia D de mobilização contra a paralisia infantil todas as unidades...