Bahia

Missão do governo baiano cumpre agenda de turismo, cultura e negócios no Benin

A ministra Margareth Menezes, o prefeito Bruno Reis e outras autoridades políticas marcaram presença na reunião de similaridades entre culturas

10/01/2025 17h41
Missão do governo baiano cumpre agenda de turismo, cultura e negócios no Benin
Foto: Ascom/Setur-BA

Homenageando o retorno dos negros escravizados na Bahia para vida livre no Benin (África), uma missão do Governo do Estado, comandada pela Secretaria de Turismo (Setur-BA), desembarcou, na quinta-feira (9), em Cotonou, a maior cidade beninense. A missão integra a comitiva do Ministério da Cultura do Brasil, para três dias de intercâmbio de experiências entre os dois países e a continuidade da negociação da abertura do voo direto de Cotonou para Salvador, iniciada pela Setur-BA, em 2024.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar; o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge; o deputado Bacelar, membro da Comissão de Turismo da Câmara Federal; o assessor especial do governo baiano, Ivan Alex, e técnicos fazem parte da comitiva. Eles foram recebidos pela embaixadora brasileira Regina Célia de Oliveira e por autoridades do Benin.

No primeiro dia, a missão baiana visitou a Prefeitura de Uidá, cidade próxima a Cotonou, onde foram discutidas as similaridades entre as culturas da Bahia e do Benin e o interesse de maior aproximação entre os dois povos.

“Estou me sentindo na Bahia. A energia daqui encontra identidade com os baianos. Por isso, será muito importante estabelecermos a conectividade aérea entre os dois destinos, para que possamos estreitar os laços históricos e culturais, abrindo uma nova rota do afroturismo”, relatou o secretário Maurício Bacelar, que entregou material informativo sobre a infraestrutura e os atrativos das 13 zonas turísticas baianas.

“Estamos muito felizes em receber essa comitiva de baianos, da nossa cidade irmã, que é Salvador. Um momento de troca de experiências culturais, mas, também, uma oportunidade de conversar sobre negócios entre o Benin e a Bahia”, completou o prefeito de Uidá, Cristian Rouetchenou.

Em seguida, as autoridades baianas visitaram pontos turísticos da cidade, como o Templo da Python, dedicado à serpente sagrada; e a Porta do Não Retorno dos Escravos, na região costeira, onde acontece o Vodun Days, festival de arte, cultura e espiritualidade, com referências do candomblé praticado no Brasil.

“Estamos nessa retomada das relações bilaterais na África, onde o Benin tem papel de destaque, pelas suas ligações com o Brasil, em especial, com a Bahia. É a minha primeira vez no país e estou encantada. A conquista do voo para Salvador será um marco nesse trabalho de aproximação entre as duas culturas“, declarou a ministra Margareth Menezes.

Comentários

Leia também

Bahia
Sessenta e cinco famílias baianas devem justificar abandono de lotes da reforma agrária

Sessenta e cinco famílias baianas devem justificar abandono de lotes da reforma agrária

Caso não haja apresentação de justificativas, as famílias serão automaticamente excluídas...
Bahia
Após mais de 10 horas de operação, carreta-tanque é removida e BR-324 é totalmente liberada

Após mais de 10 horas de operação, carreta-tanque é removida e BR-324 é totalmente liberada

Após a retirada da carreta, foi feita a limpeza da pista para garantir a segurança dos...
Bahia
MPBA recomenda afastamento de parentes de prefeita em Muritiba

MPBA recomenda afastamento de parentes de prefeita em Muritiba

O MPBA também orientou que o Município forneça, no prazo de 30 dias, informações detalhadas...