Missa marca celebração da Quinta-feira Santa em Feira de Santana
Este dia também é marcado pela renovação das promessas sacerdotais pelo clero.
Na manhã desta quinta-feira (28), a Catedral Metropolitana foi palco da Missa dos Santos Óleos, um momento solene na tradição católica em que os óleos destinados a Crisma e unção dos enfermos são abençoados. Este dia também é marcado pela renovação das promessas sacerdotais pelo clero.
Durante a celebração, Frei Jorge Rocha, superintendente da Fundação Santo Antônio, ressaltou a importância da Semana Santa como período de profunda reflexão e celebração para os cristãos.
“Hoje estamos vivendo essa Semana Maior. Será que as outras são menores? Não, é a Semana Maior porque a gente evidencia os fatos vividos por Jesus Cristo, esses fatos marcantes que fundamentam o cristianismo, isto é, os seus últimos momentos como redentor da humanidade, a sua paixão, morte e ressurreição. Por isso se chama a Semana Maior, não é que ela tenha mais horas, não é que ela tenha mais dias, é pelo significado. Ela não cabe nas 24 horas de um dia, ela não cabe nos 7 dias de uma semana e para evidenciar a grandiosidade a gente chama Semana Maior, que é chamada esta Semana Santa.”
Jair Bezerra, fiel católico, destacou a importância das celebrações da Quinta-feira Santa.
“Hoje é um dia muito especial para a igreja, é a quinta-feira maior. Eu costumo participar dessa missa, que é muito dedicada aos padres e eu sempre que posso faço presente, assim como eu sou católico, o Tríduo Pascal é muito importante para quem é católico, participar desde a quinta, a sexta e o domingo da ressurreição.”
Frei Jorge Rocha também anunciou uma programação especial para a Sexta-feira Santa, com uma celebração transmitida em rede de rádio e comunicação dos Frades Capuchinhos.
“Amanhã a partir das 6 horas da manhã a rede de rádio e comunicação dos Frades Capuchinhos fará uma grande celebração especial e você só terá isso na nossa rede de rádio de comunicação, fazendo valer não apenas a identidade da nossa emissora, mas a identidade dos nossos ouvintes, que é uma identidade marcadamente cristã.”
*Com informações do repórter Danillo Freitas