Mundo

Ministro mantém diálogo com Israel para acelerar saída de brasileiros de Gaza

Ainda não há previsão para quando os brasileiros serão autorizados a deixar a região

04/11/2023 09h41
Ministro mantém diálogo com Israel para acelerar saída de brasileiros de Gaza
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em conversa por telefone com o chanceler de Israel, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pediu agilidade na liberação dos 30 brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza. 

O Itamaraty ainda não divulgou detalhes do telefonema, mas o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, informou que o Ministério das Relações Exteriores mantém diálogo com as autoridades no Oriente Médio para viabilizar a inclusão dos brasileiros nas listas de autorizados a fazerem essa travessia no posto de Rafah, entre Gaza e o Egito.

“Eu posso dizer que ontem, o ministro Mauro Vieira conversou com o chanceler egípcio. E hoje à tarde, no horário de Israel, ele vai conversar com o chanceler israelense”, declarou Frederico.
Segundo o diplomata, as listas são definidas em conjunto com autoridades do Catar, Estados Unidos, Israel e Egito. Três listas de estrangeiros já foram autorizadas para deixar a Faixa de Gaza, cada uma com cerca de 500 pessoas. Nenhum brasileiro foi incluído nesses grupos.

O embaixador negou que as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenando os bombardeios israelenses em Gaza tenham interferido a negociação. “É uma ilação um pouco apressada. Existem 6 mil pessoas que estão esperando sair, o Egito declarou que só pode atender a 500 pessoas por dia. O controle dessa entrada é do Egito, não de Israel. Se você tira 500 pessoas por dia, e tem 6 mil, você vai ter 5,5 mil descontentes”, ponderou.

Uma nova lista com nomes de civis foi divulgada nesta sexta-feira (3), e mais uma vez, brasileiros foram deixados de fora da relação. Este é o terceiro grupo de estrangeiros autorizados a deixar o território desde o início do conflito. Brasileiros que estão na Faixa de Gaza relatam que estão aflitos com os bombardeios e estão com dificuldade na comunicação com parentes.

Além disso, a região também enfrenta escassez de água, alimentos e remédios. Segundo o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, tudo depende de uma autorização das autoridades israelenses. Os brasileiros que aguardam em Gaza afirmaram que o governo enviou um comunicado prometendo acolhimento com atendimento médico, assistência social e regularização migratória.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Mundo
Israel lança ataque contra o Irã, afirma imprensa dos EUA

Israel lança ataque contra o Irã, afirma imprensa dos EUA

Até o momento nenhum dos países se manifestou oficialmente sobre o caso
Mundo
Ministro israelense diz que país “cobrará o preço” do Irã após ataques

Ministro israelense diz que país “cobrará o preço” do Irã após ataques

“Este evento não acabou”, advertiu o ministro do Gabinete de Guerra de Israel, Benny...
Mundo
Irã envia dezenas de drones e mísseis para atacar Israel

Irã envia dezenas de drones e mísseis para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo...