Economia

Ministro do Trabalho volta atrás sobre fim de saque-aniversário do FGTS

Ele afirmou que a manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será “objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais”

06/01/2023 07h16
Ministro do Trabalho volta atrás sobre fim de saque-aniversário do FGTS
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou atrás em relação a acabar com a modalidade do saque-aniversário do FGTS. Luiz afirmou nas redes sociais nesta quinta-feira (5) que a manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será “objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais”.

“A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, completou.

Em entrevista ao jornal O Globo publicada na quarta-feira (4), ele foi questionado se pretendia acabar com a modalidade de saque-aniversário e respondeu: “Nós pretendemos acabar com isso”.

Cerca de 28 milhões de trabalhadores já aderiram à modalidade do saque-aniversário, sacando o total de R$ 12 bilhões por ano. Desde que foi criado, em abril de 2020, foram sacados R$ 34 bilhões do FGTS por meio do saque-aniversário.

O saque-aniversário o FGTS foi criado pelo governo Bolsonaro. Permite que o trabalhador com recursos no fundo saque, no mês do seu aniversário, uma parcela do valor acumulado. O valor da parcela depende do total acumulado.

Com informações do G1

Comentários

Leia também

Economia
Governo avalia uso do FGTS para quitar dívidas em novo pacote de crédito, diz Durigan

Governo avalia uso do FGTS para quitar dívidas em novo pacote de crédito, diz Durigan

Medida em estudo pode incluir desconto de até 80% e mira reduzir endividamento de famílias...
Economia
Governo vai aumentar preço mínimo do cigarro para compensar redução de imposto sobre combustíveis

Governo vai aumentar preço mínimo do cigarro para compensar redução de imposto sobre combustíveis

Governo eleva IPI e reajusta valor mínimo da carteira para equilibrar perda com redução...
Economia
Governo anuncia medidas para conter alta dos combustíveis

Governo anuncia medidas para conter alta dos combustíveis

Pacote inclui subsídios ao diesel e gás de cozinha, apoio ao setor aéreo e reforço...