Política

Ministro do Canadá visita Bahia e parceria é firmada em diversos setores

O encontro teve como objetivo o fortalecimento das relações econômicas, sociais e a expansão de negócios entre o país americano e a Bahia

26/07/2024 10h50
Ministro do Canadá visita Bahia e parceria é firmada em diversos setores
Foto: Fernando Vivas /GOVBA

O ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ahmed Hussen, foi recebido nesta quinta-feira (25), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelo governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais.

A visita teve como objetivo o fortalecimento das relações econômicas, sociais e a expansão de negócios entre o país americano e a Bahia, nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento econômico, direitos humanos, desigualdade social e combate à fome.

Com a Bahia, o Canadá já estabelece diversas relações comerciais. Notavelmente, o estado exporta bulhão dourado e minérios de níquel e importa cloreto de potássio do Canadá. A presença de empreendimentos com capital de origem canadense também é destaque e o número de empresas de mineração chama atenção.

“Apresentamos um rol de empresas que já atuam na Bahia, com capital canadense, no setor de mineração e nos colocamos à disposição para trabalhar com outras frentes, como energias renováveis e direitos humanos. A partir deste encontro, vamos manter um diálogo mais próximo entre a Bahia e o Canadá”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Além disso, a relação com o Canadá abrange fortemente o intercâmbio educacional e cultural. Universidades baianas têm parcerias com instituições canadenses, promovendo programas de intercâmbio e pesquisa conjunta. O estado também atrai diversos turistas do país.

Quando a pauta é direitos humanos, o Canadá valoriza temas como igualdade racial e de gênero. Os direitos da comunidade Lgbtqiap+ são protegidos legalmente e promovidos amplamente. Em relação aos povos indígenas, há esforços contínuos para reconciliação, incluindo o reconhecimento de terras, preservação de culturas e melhoria das condições de vida. Iniciativas trabalhadas, também, pelo governo baiano.

Essas semelhanças foram ressaltadas pelo ministro canadense, Ahmed Hussen. “Fico muito feliz por estar aqui, na Bahia, e poder estreitar relações comerciais em um lugar que possui os mesmos valores e aspirações que nós. Foi muito bom encontrar um lugar tão bonito e rico culturalmente. Estou impressionado com a quantidade de parcerias que podemos desenvolver. O setor privado do Canadá tem muitos fundos para serem investidos aqui. Serão ganhos de desenvolvimento econômico significativos”, falou, entusiasmado.

Comentários

Leia também

Política
ACM Neto evita cravar apoio à Presidência e prioriza articulação na Bahia

ACM Neto evita cravar apoio à Presidência e prioriza articulação na Bahia

Pré-candidato ao governo da Bahia afirma que definição sobre apoio à Presidência será...
Política
Especialista explica regras de desincompatibilização e riscos de dupla vacância na Prefeitura de Feira nas eleições de 2026

Especialista explica regras de desincompatibilização e riscos de dupla vacância na Prefeitura de Feira nas eleições de 2026

O desconhecimento ou o descumprimento dos prazos legais pode resultar em inelegibilidade,...
Política
ACM Neto elogia atuação de Marcelo Nilo e diz que papel do ex-presidente da ALBA ainda será definido

ACM Neto elogia atuação de Marcelo Nilo e diz que papel do ex-presidente da ALBA ainda será definido

Pré-candidato ao governo da Bahia destaca independência e coragem do aliado na oposição...