Cultura

Ministra da Cultura defende regulação de streamings e remuneração justa

“Quando vemos um filme e sobem os créditos no final, tudo aquilo [os nomes] são trabalhadores…”, disse Margareth Menezes

21/11/2023 11h07
Ministra da Cultura defende regulação de streamings e remuneração justa
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Margareth Menezes defendeu a regulamentação das plataformas de streaming no Brasil e também disse que vai lutar por “remuneração justa” para o setor. Em entrevista ao programa Roda Viva desta segunda (20), a ministra da Cultura destacou que o país é um dos maiores consumidores do serviço e, portanto, tem posição estratégica sobre o assunto.

“Desde 2003, quando Gilberto Gil era ministro da Cultura, ele fala sobre a questão da regulação. O Brasil é um dos países que mais consome streamings, que mais dá retorno às plataformas. É preciso haver uma regulação, porque estamos falando de aspectos de direito aos trabalhadores, direitos autorais. Queremos uma remuneração justa, sem prejuízos, mas é preciso haver esse conhecimento”, disse.

Ela afirmou também que o ministério está “buscando diálogo” com o setor cultural para “ouvir ideias” de como a regulação pode ser feita. “Isso não é uma pauta só do Brasil, é uma pauta do mundo inteiro, alguns países já começaram a ter a regulação, e nós precisamos ter a nossa também”, completou.

E concluiu: “Quando vemos um filme e sobem os créditos no final, tudo aquilo [os nomes] são trabalhadores…”.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Cultura
Exposição no Museu Regional de Arte traz obras de estudantes de artes visuais do Cuca

Exposição no Museu Regional de Arte traz obras de estudantes de artes visuais do Cuca

A entrada é 1kg de alimento não perecível (opcional).
Cultura
Hélio e Junior lança CD marcando retorno às origens da dupla

Hélio e Junior lança CD marcando retorno às origens da dupla

O CD Essências é composto por doze faixas e traz como carro chefe a música ‘É Melhor...
Cultura
Carol Marttins leva Baguncinha para o São João de Anguera

Carol Marttins leva Baguncinha para o São João de Anguera

Natural do município, a cantora se apresenta pela primeira vez na cidade no dia 22 de...