Ministério Público realiza inspeção no SAMU de Feira de Santana
A operação continuará com a elaboração de um laudo final para determinar se há outras ações necessárias
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram nesta quinta-feira (23) uma operação na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana. A inspeção teve como foco a verificação das condições de trabalho e do funcionamento das ambulâncias.
Frequentemente, trabalhadores do SAMU têm comparecido à Câmara Municipal para denunciar más condições de trabalho e problemas no funcionamento das ambulâncias.
O promotor Audo Rodrigues, do MPE, acompanhou a inspeção e explicou o objetivo da operação.
“Nós viemos hoje de surpresa ao SAMU, seguindo uma reunião em que foi anunciada uma greve e recebemos uma denúncia formalizada ao Ministério Público de diversas supostas irregularidades, sobretudo no funcionamento do serviço do SAMU. Fomos averiguar as informações sobre as ambulâncias, equipamentos e medicamentos relatados pelos trabalhadores.”
Durante a inspeção, foram identificadas algumas irregularidades.
“Constatamos que havia duas ou três ambulâncias quebradas, mas chegaram outras ambulâncias recentemente. Em Feira de Santana, há um total de nove ambulâncias, e todas as seis presentes no pátio foram verificadas. Foi feito um checklist e, de acordo com as portarias do Ministério da Saúde, todos os medicamentos e equipamentos estavam presentes nas ambulâncias,” afirmou.
No entanto, a operação revelou um problema específico.
“Encontramos uma irregularidade com extintores de incêndio que estavam vencidos. Já havia uma comunicação do SAMU ao órgão competente municipal para resolver essa situação,” disse o promotor. Sobre outras denúncias, ele acrescentou: “O conforto médico feminino, por exemplo, estava em processo de reforma após um incêndio recente. Faltava apenas instalar uma janela e a climatização do local, nada digno de qualquer registro negativo em relação às atividades desenvolvidas.”
A operação continuará com a elaboração de um laudo final para determinar se há outras ações necessárias para garantir a segurança e o bom funcionamento do SAMU de Feira de Santana.
*Com informações do repórter Robson Nascimento