Esporte

Ministério Público discute possibilidade de retorno da torcida visitante nos BaVis

Reunião teve a participação do secretário de Segurança Pública e de representantes do Bahia, Vitória, PM, Guarda Municipal e Transalvador

18/01/2024 10h02
Ministério Público discute possibilidade de retorno da torcida visitante nos BaVis
Foto: Humberto Filho / Cecom Imprensa MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) promoveu, na tarde desta quarta-feira (17), uma reunião para discutir a possibilidade de retorno da torcida visitante nos jogos de futebol entre Bahia e Vitória.

Presidido pela promotora de Justiça Thelma Leal, o encontro contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, e do chefe de gabinete do MP, Pedro Maia. Participaram ainda representantes do Bahia e do Vitória, Polícia Militar, SSP, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Transalvador, Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Guarda Municipal.

“Teremos que atender a alguns critérios urgentes, que incluem não somente o aumento do efetivo policial nos estádios e no entorno, mas também medidas como ampliação do número de agentes de trânsito para interdição das vias antes dos jogos e elaboração de planos individuais antes de cada partida, com definição de critérios objetivos incluindo dados sobre o público esperado, mando de campo, desempenho do clube e avaliação do sistema de segurança”, destacou a promotora, que integra um grupo nacional de prevenção e combate da violência nos estádios.

Na ocasião, ela informou também que na próxima semana o MP realizará reuniões com representantes de todas as instituições envolvidas com a segurança nos estádios para discutir os critérios necessários para a volta da torcida visitante.

“A tentativa desse retorno é um esforço coletivo de todos os atores envolvidos. Nosso objetivo é garantir ao torcedor que no dia dos jogos tudo transcorra na absoluta paz”, afirmou o chefe de gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia.

O secretário de segurança pública, por sua vez, ressaltou a importância de uma pactuação entre todas as instituições para que haja a volta da torcida visitante. “Queremos o melhor espetáculo e a proteção dos torcedores. Daqueles que pregam a paz. Acreditamos na integração das Forças de Defesa Social e estaremos com nossas equipes policiais e de bombeiros prontas para atuar no cenário que for definido”, destacou Marcelo Werner.

Durante a reunião, a promotora Thelma Leal lembrou ainda que no início de 2023 o MP instaurou um procedimento administrativo para acompanhar todos os eventos que envolvem as torcidas no estado e instaurou dois procedimentos administrativos para discutir os critérios objetivos de classificação dos jogos nos estádios Manoel Barradas e Fonte Nova.

A recomendação para a manutenção da torcida única em Salvador, expedida em dezembro de 2023, apontou que ao longo do ano passado houve significativo número de relatos e registros de violência durante as partidas, inclusive de vandalismo, com prisão de torcedores e apreensão de pedaços de madeira, soqueiras, fogos de artifício, facas, máquinas de choque elétrico, entre outros instrumentos utilizados como armas para atos violentos. A torcida única vem sendo recomendada pelo MP em Salvador desde 2018.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Esporte
Justiça nega habeas corpus de jogadoras do River Plate acusadas de racismo

Justiça nega habeas corpus de jogadoras do River Plate acusadas de racismo

As atletas tiveram a prisão convertida em preventiva na segunda (23), após passarem por...
Esporte
Ronaldo articula candidatura na CBF em meio à crise e com Ednaldo sob pressão

Ronaldo articula candidatura na CBF em meio à crise e com Ednaldo sob pressão

Ex-jogador busca apoio de clubes e federação para disputar a presidência da entidade ...
Esporte
Vaquinha do Vitória arrecada mais de R$ 100 mil em 24h para melhorias no Barradão

Vaquinha do Vitória arrecada mais de R$ 100 mil em 24h para melhorias no Barradão

Recursos serão utilizados para substituir o alambrado do estádio por painéis de acrílico...