Brasil

Ministério da Saúde anuncia criação de memorial para as vítimas de covid-19

A OMS atualmente visa criar também um instrumento para enfrentar emergências e pandemias

11/03/2024 15h56
Ministério da Saúde anuncia criação de memorial para as vítimas de covid-19
Foto: Divulgação/Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agencia Brasil

Há exatos quatro anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o cenário de Covid-19 da época como uma pandemia global. Nesta segunda-feira (11), o Ministério da Saúde divulgou a criação de um memorial para as 710 mil vítimas da doença no Brasil. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o local escolhido para realizar a homenagem é o Centro Cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

“Ao falarmos de um memorial e de uma política de memória, porque é isso que estamos propondo, não circunscrevemos a pandemia de covid-19 ao passado. Como todas as reflexões sobre memória, sabemos do componente presente, político, das ações de memória. E, ao mesmo tempo, lembramos que, a despeito de termos superado a emergência sanitária, nós não superamos a covid-19 como problema de saúde pública.”

Durante a cerimônia de abertura do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia da Covid-19, a ministra reforçou a atual discussão da OMS que propõe a criação de um mecanismo para enfrentar emergências e pandemias e evitar cenários como os vivenciados em junho de 2021.

Neste período, a vacina contra a covid-19, apesar de registrada e comercializada, era acessível apenas para 10% da população brasileira. “Não pelo negacionismo, como vivemos no Brasil, mas pela desigualdade na distribuição e produção de vacinas e outros insumos”, pontuou a ministra.

“Ao falarmos do memorial, falamos da importante relação entre memória e história. Não circunscrevemos ao passado, mas pensamos também em que projeto queremos para a saúde, para o Brasil, para a democracia e para o mundo”, conclui.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
CNU: Governo divulga lista de aprovados

CNU: Governo divulga lista de aprovados

Resultado final estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado após decisão...
Brasil
Segunda Turma do STF decide por condenação de réus da Boate Kiss
Brasil
Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Presidente também citou que o STF foi alvo de ataques democráticos há dois anos