Saúde

Ministério da Saúde abre 34 vagas do Mais Médicos Especialistas na Bahia

Profissionais podem se inscrever até o dia 19 de fevereiro para participar do programa

05/02/2026 11h21
Ministério da Saúde abre 34 vagas do Mais Médicos Especialistas na Bahia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Na Bahia, estão disponíveis 34 vagas imediatas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública de 16 municípios do estado.

As inscrições podem ser feitas na plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro.

O lançamento do edital do Mais Médicos Especialistas ocorreu nesta terça-feira (3), em Brasília. A iniciativa prevê a seleção de 900 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco de atuação desses profissionais são regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social.

Atualmente, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões do país e, com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. A maior parte deles atua no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%). Na Bahia, 45 médicos atuam em áreas como cirurgia ginecológica e oncológica, endoscopia e colposcopia, em diversos municípios baianos.

“Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde voltadas à formação profissional na área da saúde. Em articulação com o Ministério da Educação, estamos vivendo um momento histórico no fortalecimento da formação e do provimento de profissionais para o SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A iniciativa inédita foi lançada em 2025 como parte do programa Agora Tem Especialistas, voltado à expansão da oferta e à redução do tempo de espera por exames, cirurgias e consultas. Integrado às ações do Ministério da Saúde para enfrentar a escassez e a má distribuição de especialistas no país, o programa articula formação em serviço e provimento assistencial, ampliando a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.

Trabalho e aprimoramento profissional

Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados passarão por aprimoramento profissional em sua área de formação. O curso será ministrado por profissionais de excelência de hospitais integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), da Rede Ebserh e de outras instituições formadoras. Com isso, o SUS contará com especialistas cada vez mais atualizados.

Serão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas semanais de atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência.

O Mais Médicos Especialistas também permite o ingresso imediato de médicos egressos da residência médica no SUS, acelerando a fixação de especialistas e garantindo atendimento qualificado à população.

Comentários

Leia também

Saúde
SUS começa transição para adotar insulina mais moderna e de ação prolongada

SUS começa transição para adotar insulina mais moderna e de ação prolongada

Insulina NPH será substituída pela insulina glargina, de ação prolongada e mais moderna ...
Saúde
Fundação Hospitalar estima superar, em 2026, número de mamografias realizadas no ano passado

Fundação Hospitalar estima superar, em 2026, número de mamografias realizadas no ano passado

A ginecologista obstetra Andréa Alencar reforça que é fundamental que as mulheres estejam...
Saúde
No Dia Mundial do Câncer, CMPC reforça a importância do apoio aos pacientes

No Dia Mundial do Câncer, CMPC reforça a importância do apoio aos pacientes

Ao longo da última década, o CMPC já realizou quase meio milhão de atendimentos, entre...