Mundo

Mineiro se torna segundo brasileiro a ir ao espaço

Após adiamentos, a espaçonave NS-21 da companhia Blue Origin, pertencente ao bilionário Jeff Bezos, decolou na manhã deste sábado, 4. O voo foi especialmente importante para Victor Hespanha, que se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país.PUBLICIDADE A decolagem ocorreu às 10h26, na cidade de Van Horns, […]

04/06/2022 17h33
Mineiro se torna segundo brasileiro a ir ao espaço
Foto: Reprodução | Instagram

Após adiamentos, a espaçonave NS-21 da companhia Blue Origin, pertencente ao bilionário Jeff Bezos, decolou na manhã deste sábado, 4. O voo foi especialmente importante para Victor Hespanha, que se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país.PUBLICIDADE

A decolagem ocorreu às 10h26, na cidade de Van Horns, no estado americano do Texas. O voo durou cerca de dez minutos e alcançou a velocidade máxima de 3,7 mil quilômetros por hora, antes de pousar por volta das 10h40.

O engenheiro de produção mineiro, de 28 anos, esteve a bordo do equipamento graças a um sorteio conduzido entre investidores da empresa Crypto Space Agency, que adquiriu a passagem. A companhia comercializa NFTs (sigla para Non-Fungible Tokens), algo como uma propriedade única que só existe no mundo.

O grupo deveria ter decolado no último dia 20, mas a viagem foi adiada por questões de segurança, após uma vistoria no foguete. O voo é do tipo suborbital, que é como um “bate-volta” ao espaço, com cerca de 10 minutos de duração. Nele, a espaçonave alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra.

Além de Hespanha, a tripulação contou com o astronauta Evan Dick; a ex-chefe de testes da NASA Katya Echazarreta; o piloto de jato Hamish Harding; o cofundador da Dream Variation Ventures, Jaison Robinson; e o cofundador da empresa Insight Equity, Victor Vescovo.

Decolagem

Este foi o quinto voo espacial da Blue Origin. A nave sobe até um pouco acima da Linha de Karman, a 100 quilômetros de altitude, definida como início do espaço sideral, e depois volta à Terra. Durante a descida, os passageiros têm a sensação de gravidade zero.https://d2574ad2799f149610b85b73a19017b8.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A nave não precisa de piloto para ir ao espaço. A decolagem ocorre na vertical, com a cápsula com os passageiros sendo lançada por um foguete. Três minutos depois do lançamento, o foguete se separa do módulo, que segue em direção à Linha de Karman. As duas embarcações retornam à Terra e podem ser usadas em outras missões.

O primeiro brasileiro a viajar ao espaço foi o astronauta profissional e atual ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional em 2006.

Fonte: A Tarde

Comentários

Leia também

Mundo
Vacinas contra Covid-19 evitaram cerca de 20 milhões de mortes, diz estudo

Vacinas contra Covid-19 evitaram cerca de 20 milhões de mortes, diz estudo

O estudo é baseado em dados de 185 países e territórias coletados de 8 de dezembro de...
Mundo
Gustavo Petro comemora vitória na eleição presidencial colombiana

Gustavo Petro comemora vitória na eleição presidencial colombiana

'Colômbia muda com Petro e Francia', afirmou o senador de esquerda do país vizinho, nas...