Política

Militares pedem para Lula mais tempo para transição da nova regra de aposentadoria

Estiveram presentes o general Tomás Paiva (Exército), almirante Marcos Olsen (Marinha), brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro

01/12/2024 08h11
Militares pedem para Lula mais tempo para transição da nova regra de aposentadoria
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste sábado (30) com os comandantes das Forças Armadas no Palácio da Alvorada. O encontro teve como foco principal as mudanças na Previdência dos militares, que fazem parte de um pacote de cortes de gastos do governo. Estiveram presentes o general Tomás Paiva (Exército), almirante Marcos Olsen (Marinha), brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O pacote de cortes de gastos do governo propõe que a aposentadoria dos militares tenha idade mínima de 55 anos a partir de 2030, com uma transição até lá. Apesar de entenderem a necessidade de mudança, os militares discordam dos termos da transição, de acordo com o Blog do Valdo Cruz.

A principal divergência é sobre quando a nova idade mínima será aplicada. Eles defendem que a regra só entre em vigor em 2032, temendo que, com o modelo atual, alguns oficiais precisem pagar um “pedágio” de sete anos antes de ir para a reserva.

Para cumprir a transição até 2032, os militares indicam que ajustes são necessários, como nas promoções, que atualmente ocorrem a cada sete anos, resultando em uma média de 52,5 anos para a transferência à reserva. Além disso, eles criticam o projeto de pensões, que limita a transferência para cônjuges e dependentes menores, enquanto a “morte ficta”, que concede pensão a famílias de militares expulsos, será extinta.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Mudança na Lei da Ficha Limpa antecipa prazo de inelegibilidade e pode reduzir afastamento de políticos

Mudança na Lei da Ficha Limpa antecipa prazo de inelegibilidade e pode reduzir afastamento de políticos

Segundo o especialista, políticos que cometeram irregularidades eleitorais poderão voltar...
Política
Deputados participam de ato em defesa da liberdade de expressão

Deputados participam de ato em defesa da liberdade de expressão

Diego Castro e Capitão Alden convocaram manifestação em Salvador em apoio a Jair Bolsonaro...
Política
Lula e ministros acompanham desfile; público entoa “sem anistia”

Lula e ministros acompanham desfile; público entoa “sem anistia”

Secom estima em 45 mil o número de pessoas na Esplanada