Micareta de Feira segue sem registro de crime grave e com reduções dos índices
As lesões corporais apresentaram queda de 40% e os roubos e furtos diminuição de 37%.
Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na Micareta de Feira de Santana, até a madrugada deste domingo (20), quando foi encerrada a terceira noite do evento. A festa conta com esquema especial de policiamento com 9,5 mil policiais e bombeiros, além do emprego da tecnologia.
Na reunião de avaliação da Micareta de Feira de Santana, autoridades destacaram os resultados positivos alcançados até o momento. O Coronel Antônio Lopes, comandante do CPR-L, expressou otimismo em relação aos números apresentados.
“Nós tivemos de sábado para domingo um excelente dia onde nós temos reduções em referência ao ano passado e referente a sexta-feira e nessa reunião montamos estratégias pra que de hoje pra amanhã tenhamos uma redução maior do que o dia anterior”.
A Polícia Civil contabilizou também uma redução de 40% das lesões corporais, saindo de cinco para três casos, na comparação com a Micareta do ano anterior.
O delegado Yves Correia, Coordenador da Polícia Civil, fez um balanço positivo da segurança durante a Micareta.
“Um balanço extremamente positivo aqui em Feira de Santana uma vez que todos os índices estão em redução. Não houve nenhum tipo de CVLI, nem no circuito da micareta nem fora do circuito. Além disso, destacar também que não houve nenhum tipo de crime de estupro que é muito importante também porque tivemos muito essa preocupação por conta do que aconteceu no Carnaval de Salvador, então a gente posicionou os banheiros químicos em locais estratégicos pra poder monitorar melhor isso e dar uma resposta mais precisa e rápida, então a polícia civil está muito satisfeito com o resultado até agora.”
Uma pessoa acabou presa em flagrante por prática de furto. No acumulado dos três dias de folia, os roubos e furtos apresentaram diminuição de 37%.
O Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner, destacou os investimentos e a eficácia das operações.
“Avaliação positiva não só a sensação de segurança, mas em especial os números de redução dos principais índices criminais, diminuição de lesões corporais, diminuição de roubo e furto aos foliões que se encontram no percurso. A gente sabe que ainda faltam 24 horas e agente continua atento até o final, mas podemos dizer que o que a gente trouxe de melhora de um ano para outro vem dando resultado, não só o grande investimento que foi feito, o maior de toda a história, não só em efetivo, 9.500 policiais e bombeiros, mas recursos também, postos de abordagem, tecnologia. São mais de 550 mil pessoas que já passaram nos portais, mostrando a grandeza da micareta da Feira de Santana, mostrando que vai ser a maior micareta de todos os tempos, e o recurso de planejamento foi bem realizado.”.
De quinta a sábado foram registrados ainda três prisões em flagrantes e 24 Termos Circunstanciados de Ocorrência.
Heloísa Brito, Coordenadora Geral da Polícia Civil, ressaltou o trabalho conjunto das forças de segurança e as ações prévias à Micareta, incluindo operações de combate ao tráfico de drogas.
“Foi um grande sucesso está sendo um grande sucesso, fruto do envolvimento, do trabalho de todos os policiais, redução dos principais principalmente nos primeiros pontos do patrimônio, nenhuma tentativa de homicídio, nenhum crime contra a vida e não só na Micareta, mas em Feira de Santana como um todo”.
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na captura de três foragidos da Justiça, entre eles um homicida e dois homens com dívida de pensão alimentícia.
*Com informações dos repórteres Ednalva Valença e André Silva