Micareta de Feira de Santana terá reforço de mais de 9 mil agentes de segurança
De acordo com o planejamento, serão montadas 74 estruturas de segurança, incluindo postos elevados de observação e postos policiais, visando uma cobertura abrangente do evento.
A Micareta de Feira de Santana, um dos maiores eventos de folia fora de época do Brasil, contará com um robusto esquema de segurança. Cerca de 9,5 mil agentes, entre policiais militares, civis, penais, da Polícia Técnica, do Corpo de Bombeiros Militares e servidores da Secretaria da Segurança Pública estarão mobilizados para garantir a tranquilidade dos foliões.
De acordo com o planejamento, serão montadas 74 estruturas de segurança, incluindo postos elevados de observação e postos policiais, visando uma cobertura abrangente do evento. Além disso, serão instalados oito portais de abordagem nos acessos ao circuito da Micareta.
A tecnologia também terá papel crucial na operação, com o emprego de 53 câmeras, sendo 22 com reconhecimento facial, para auxiliar na vigilância. Todos os detalhes serão acompanhados pelo Comitê Integrado de Inteligência e Análise, que promoverá o assessoramento técnico às autoridades e permitirá o acionamento das equipes de segurança em tempo real.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância do planejamento e do apoio da população para o sucesso do evento.
“Tudo isso pensando de forma sistêmica e proporcionar segurança e proporcionar um melhor atendimento, acolhimento de todo tipo de ocorrência no carnaval.”
O Coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, assegurou que a PM está pronta para garantir a segurança dos cidadãos durante a Micareta.
“Estamos prontos com 6.500 policiais militares que serão empregados diariamente e sobretudo com o espírito de levar segurança ao cidadão feirense para que se divirta e passe com tranquilidade.”
O Coronel Lopes, Comandante da CPR-L, ressaltou o trabalho contínuo da Polícia Militar na preparação para o evento.
“Nosso planejamento começou desde o ano passado. (…) Nós teremos como foi dito mais de cinquenta e quatro câmeras distribuídas no circuito, nós teremos oito portais de abordagem e neste ano tem uma inovação.”
Entre as inovações deste ano está a presença de cães farejadores nos pontos de abordagem, visando a detecção de drogas e reforçando a segurança. O objetivo é fazer da Micareta de Feira de Santana uma festa ainda mais segura e tranquila para todos os participantes.
*Com informações de Ednalva Valença e Rafael Marques