Micareta com segurança: cardiologista alerta para cuidados essenciais com o coração durante a folia
Com o calor intenso, multidões e esforço físico típicos da micareta, o cardiologista alerta para o risco de desidratação
Com a Micareta de Feira de Santana, que atrai milhares de foliões para as ruas da cidade, o cardiologista Dr. Sérgio Rocha participou do quadro Momento IDM Cardio para orientar a população sobre como curtir os dias de festa sem colocar a saúde em risco, especialmente o coração.
“É sempre um prazer participar desse momento, ainda mais agora com essa expectativa em torno da micareta. Estamos aqui para dar dicas importantes para que ninguém saia desprevenido do ponto de vista da saúde cardiológica”, iniciou o médico.
Segundo Dr. Sérgio, quem faz uso de medicamentos para controle de doenças cardíacas ou hipertensão deve manter o tratamento mesmo durante a folia.
“Se você gosta da festa, tem que aliar isso à responsabilidade de seguir com sua medicação. Acordou, tomou o remédio, aí sim pode curtir com segurança”, alertou.
Com calor intenso, aglomeração e esforço físico, os riscos de desidratação são grandes — e podem levar à queda de pressão, tonturas e até desmaios.
“É fundamental manter-se hidratado. Mesmo que esteja bebendo álcool, intercale com água. Isso vai evitar sintomas desagradáveis e prolongar sua disposição na festa”, explicou.
Apesar de existir o mito de que para cada copo de bebida alcoólica deve-se tomar dois de água, o cardiologista esclarece: “Não há uma fórmula exata, mas a recomendação é manter a ingestão de líquidos sempre. O álcool desidrata, especialmente a cerveja, que aumenta a frequência urinária.”
Dr. Sérgio também reforçou a importância da alimentação adequada. “A festa começa cedo e termina de madrugada. Não dá pra passar esse tempo todo sem se alimentar. Evite comidas muito salgadas e mal conservadas nas barracas de rua. Se possível, leve seu próprio lanche.”
A preparação para a folia deve começar antes mesmo de sair de casa. “Um café da manhã reforçado e hidratação antes do evento já fazem diferença. E, claro, evite exageros que possam comprometer sua saúde intestinal ou cardiovascular.”
O cardiologista fez um alerta sério sobre os riscos do consumo excessivo de álcool e energéticos. “Essas substâncias podem desencadear arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial. Se sentir palpitações, procure atendimento médico para avaliação e eletrocardiograma.”
A energia para seguir o trio elétrico pode ser intensa, mas é preciso respeitar os limites do corpo. “A recomendação é aproveitar um trio e fazer uma pausa. Mas se não conseguir, hidrate-se e alimente-se durante os intervalos e após a festa, uma boa noite de sono é indispensável”, pontuou.
Hipertensos, diabéticos e pessoas com histórico de infarto ou AVC devem ter cuidado dobrado.
“Não é porque é festa que o mundo acabou. Tome sua medicação corretamente, mesmo que vá consumir bebidas alcoólicas e modere o uso de energéticos, que aumentam a pressão e o risco de arritmias”, reforçou.
Sobre a crença de que o álcool corta o efeito de remédios, Dr. Sérgio esclareceu: “No caso dos anti-hipertensivos, o álcool não corta o efeito. Mas o problema é o excesso, que pode sobrecarregar fígado e rins.”
Para quem exagerou, a recuperação exige cuidados. “Se acordar mal na segunda-feira, invista em boa alimentação, sucos naturais sem açúcar, e continue se hidratando. Aos poucos, você vai retomando o ritmo normal.”
Dr. Sérgio Rocha finalizou com um recado direto: “Curta com responsabilidade. Todo mundo quer ir e voltar para casa com saúde. Se cada um fizer sua parte, a festa vai ser um sucesso.”
Para mais dicas de saúde, o cardiologista dá mais informações no Instagram: @dr.sergiorochacardio.