Metalúrgicos realizam “Café de Repúdio” contra mudanças no café da manhã da Belgo Bekaert
A Belgo Arames informou que o ajuste no cardápio da unidade de Feira de Santana segue práticas adotadas pelo mercado.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Belgo Bekaert Arames, em Feira de Santana, participaram na última quarta-feira (10) de mais um “Café de Repúdio”, mobilização organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos para protestar contra a redução no café da manhã oferecido pela empresa. Esta foi a segunda edição do ato, que já havia ocorrido no dia 27 de novembro, em frente à unidade instalada no bairro Tomba.
De acordo com o presidente do sindicato, Thiago Azevedo, a mudança no cardápio não atende as condições necessárias para quem atua em um ambiente fabril.
“Estamos numa campanha de repúdio à empresa Belgo Bekaert. Esse café sempre foi servido com raízes, pão com queijo, presunto, frutas, mingau. De uma hora pra outra, a empresa passou a oferecer um pão e uma porção de frutas”, afirmou.
Segundo o sindicalista, após pressão dos trabalhadores, a empresa fez um ajuste.
“O sindicato foi pra cima, e a empresa passou a ofertar pão com margarina e cuscuz, mas é um cuscuz sem proteína, isso não garante a alimentação necessária para o trabalhador”, criticou.

Ele afirma que o café da manhã é essencial para quem inicia a jornada nas primeiras horas do dia.
“O trabalhador chega às 5h30, 6h, e só vai almoçar perto de 11h. É um ambiente industrial, com poeira e agentes químicos. Eles precisam de um café reforçado para aguentar o ritmo”, declarou.
O sindicato montou um café oferecendo aos funcionários, durante as mobilizações, mingau, raízes, pão, bolo, suco, café e outros itens. A ação, segundo Thiago, será mantida enquanto a Belgo não restabelecer o padrão anterior.
“Estamos firmes e fortes nessa luta e só vamos parar quando a empresa voltar com o café como era antes, afirmou.

Posicionamento da Belgo Arames
Em nota, a Belgo Arames informou que o ajuste no cardápio da unidade de Feira de Santana segue práticas adotadas pelo mercado. Confira na íntegra:
A Belgo Arames esclarece que o ajuste realizado no cardápio da unidade de Feira de Santana está alinhado às práticas atualmente adotadas pelo mercado e atende aos padrões definidos para suas operações. A empresa reforça que dialogou com o sindicato.







