Economia

Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano

Estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (27), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC)

27/11/2023 11h10
Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano
Foto: Divulgação/ FGV Ibre

Pela terceira semana seguida, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve redução, passando de 4,55% para 4,53% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (27), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para 2024, a projeção da inflação ficou em 3,91%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos.

A estimativa para 2023 está acima do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%.

Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de o índice oficial superar o teto da meta em 2023 é 67%. A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda se situa dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Em outubro, o aumento de preços das passagens aéreas pressionou o resultado da inflação. O IPCA ficou em 0,24%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual foi abaixo da taxa de setembro, que teve alta de 0,26%.

A inflação acumulada este ano atingiu 3,75%. Nos últimos 12 meses, o índice está em 4,82%.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Economia
Sicredi remunera em R$ 1,3 bi o capital social de seus associados

Sicredi remunera em R$ 1,3 bi o capital social de seus associados

Valor é 7% maior do que o remunerado em 2023, o que beneficia mais de 8,5 milhões de...
Economia
Preço dos alimentos sobe pelo quinto mês seguido; café, cenoura e tomate são os mais caros

Preço dos alimentos sobe pelo quinto mês seguido; café, cenoura e tomate são os mais caros

Preço dos alimentos sobe pelo quinto mês seguido; café, cenoura e tomate são os mais...
Economia
Advogado especialista em agronegócio explica os desafios da alta do preço do café no Brasil

Advogado especialista em agronegócio explica os desafios da alta do preço do café no Brasil

O preço do café chegou a uma alta de 39% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE,...