Feira de Santana

Médico do SAMU dá orientações para evitar afogamentos 

Crianças e jovens alcoolizados são os grupos mais vulneráveis

07/08/2023 16h23
Médico do SAMU dá orientações para evitar afogamentos 

Para evitar situações de afogamentos, no qual a entrada de líquidos pelas vias aéreas pode gerar dificuldade respiratória e até parada cardíaca, alguns cuidados devem ser tomados, em especial com crianças e pessoas alcoolizadas.

A primeira orientação do médico, Eusvaldo Dourado, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana, é que os pais e cuidadores de crianças reforcem as barreiras de proteção para impedir o acesso aos locais em que pode ocorrer o incidente. Além disso, ele também aconselha, quando possível, a investir em aulas de natação desde a primeira infância.

“Se a casa tem piscina, é importante cobrir, colocar uma grade, tela ou criar uma barreira para que os pequenos não consigam ultrapassar. Há também um outro risco, que é a criança cair na piscina que está parcialmente coberta e nos primeiros minutos ninguém consegue ver. Para solucionar esse problema, teria que ser usado algum sistema de monitoramento ou aplicativo que sinalizasse quando algo caísse nessas áreas”, ponderou.
Já nos casos de jovens entre 15 a 25 anos, o médico avalia que o maior perigo são as festas em piscinas ou praias onde é feito um consumo exagerado de bebidas alcóolicas. Ele adverte que além das atitudes imprevistas de pessoas que não sabem nadar e se atiram na água, existe o risco de choque elétrico por conta de fios de aparelhos que tocam músicas.

Dourado aconselha que após identificar um afogamento, o resgate em situações de praia, em que as pessoas próximas decidem ajudar enquanto o reforço não chega, só deve ser realizado por alguém que saiba nadar, tenha colete salva-vidas ou algum outro objeto que garanta a segurança a fim de que não haja mais ocorrências.

Em situações de afogamento, o primeiro contato deve ser feito com o número 193 – do Corpo de Bombeiros – para que a vítima seja retirada da água. Logo após, ou de forma simultânea, o SAMU deve ser acionado, por meio do 192, para prestar os atendimentos e auxiliar quem estiver por perto a dar os primeiros socorros.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
PRF apreende drogas e mercadorias irregulares em ônibus de turismo em Feira de Santana

PRF apreende drogas e mercadorias irregulares em ônibus de turismo em Feira de Santana

Policiais encontraram nove barras de maconha, pesando cerca de 11,4 kg, além de 18 pinos...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira de Santana abre credenciamento para bancos interessados na antecipação de precatórios do FUNDEF

Prefeitura de Feira de Santana abre credenciamento para bancos interessados na antecipação de precatórios do FUNDEF

A medida permitirá que os professores da rede municipal de ensino possam vender, de forma...
Feira de Santana
Fundação Hospitalar amplia assistência infanto-puberal com atendimentos no Ambulatório de Saúde da Mulher

Fundação Hospitalar amplia assistência infanto-puberal com atendimentos no Ambulatório de Saúde da Mulher

A ginecologia infanto-puberal é uma subespecialidade voltada para o atendimento de meninas...