Saúde

Medicina regenerativa: conheça os benefícios e indicações

Espiritualidade também faz parte das avaliações

22/02/2023 07h05
Medicina regenerativa: conheça os benefícios e indicações
Foto: Pixabay

A medicina regenerativa é uma nova área de estudos da medicina que visa a regeneração ou substituição do tecido ou órgão lesado. Segundo o Dr. Fernando Rocha, essa modalidade  atua em conjunto com a medicina integrativa.

“Para que haja regeneração, no nosso próprio organismo existem métodos de auto-regeneração, e para que isso possa acontecer, precisamos integrar o sistema. Precisamos saber como e onde vive esse paciente, como ele se alimenta, se dorme bem ou não, quais seus hábitos e vícios, porque isso vai repercutir, ou não na regeneração”, explica o doutor em entrevista ao De Olho na Cidade.

De acordo com o especialista, às vezes um resultado não é adequado pois o paciente, por exemplo, estava com algum processo inflamatório ativo ou possui deficiência hormonal. É preciso ter conhecimento do contexto do paciente, equilibrando os cuidados do corpo, mente e espírito.

“A maioria das doenças vem do estresse prolongado, que faz com que o corpo adoeça. Uma pessoa que sempre viveu sob estresse pode ter uma gastrite, infarto, acidente vascular cerebral. Então temos que estar cientes dessas coisas, pois a alma e o espírito conversam com nosso corpo”.

Espiritualidade é definida como a forma que os indivíduos buscam e expressam seu propósito de vida. Apesar de estarem relacionados, ter uma religião não é um critério para exercer a espiritualidade, uma vez que as práticas religiosas são um sistema organizado de dogmas e crenças.

A famosa “paz de espírito” é o que leva a saúde plena de um indivíduo. 

No contexto da ortopedia, a medicina regenerativa é essencial para auxiliar a reestruturação de lesões do tecido muscular, problemas de hérnia de disco, bursites, lesões tendinosas, etc.

“A medicina regenerativa tem um arsenal de ferramentas importante onde nós, tanto com a tecnologia de ponta — com as ondas de choques, laseres de média e alta profundidade, etc —, que aceleram o processo de regeneração do tecido. Mas o principal fator regenerativo, são as nossas próprias células. Então, é possível usar as células do próprio paciene”.

O Instituto Orto-Rege, clínica do Dr. Fernando Rocha, se localiza na Rua Juracy Magalhães, em frente à antiga EArte. Mais informações pelo instagram: @institutoortoregen.

Comentários

Leia também

Saúde
Projeto que institui vacinação nas escolas é aprovado no senado e vai à sanção presidencial

Projeto que institui vacinação nas escolas é aprovado no senado e vai à sanção presidencial

No texto da proposta também está previsto a ampliação da imunização para jovens não...
Saúde
Ministério da Saúde faz alerta para aumento de casos de febre oropouche

Ministério da Saúde faz alerta para aumento de casos de febre oropouche

Em boletim emitido com dados de até quarta-feira (15), o Ministério da Saúde apontou...
Saúde
Pais devem levar filhos para vacinar contra a dengue, orienta especialista

Pais devem levar filhos para vacinar contra a dengue, orienta especialista

A aplicação das doses é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação...