Educação

Mec abre 1,25 milhão de vagas para curso de educação inclusiva

A partir de segunda-feira (21), os docentes interessados poderão fazer a inscrição para as primeiras 250 mil vagas diretamente nos sites das 50 instituições

16/10/2024 06h54
Mec abre 1,25 milhão de vagas para curso de educação inclusiva
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (Mec) anunciou que ofertará 1,25 milhão de vagas para curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva para formação de professores. A partir da próxima segunda-feira (21), os docentes interessados poderão fazer a inscrição para as primeiras 250 mil vagas diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior que já aderiram ao curso.

A lista das entidades ainda será divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação que faz parte do Mec. O curso online é voltado a educadores que atuam em sala de aula de educação básica, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental de nove anos e o ensino médio para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.

Ao fim do curso, o objetivo é que os educadores desenvolvam trabalhos pedagógicos para a melhoria da educação especial na perspectiva inclusiva para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Formação –  O início das aulas do curso de educação inclusiva está previsto para março de 2025 e a formação terá carga horária total de 120 horas. A Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação, será responsável pelo curso, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Após a inscrição no site de uma das 50 instituições de ensino superior participantes, o curso será ofertado na modalidade à distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A plataforma de ensino virtual tem o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos no país.

A formação elaborada por especialistas será composta por quatro módulos: direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva; currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.

De acordo com o Mec, cada módulo terá leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias usadas. As avaliações dos participantes do curso observarão o desempenho na elaboração de textos, recursos e projetos.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Educação
Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

O número de casos de violência no ambiente escolar mais que triplicou em uma década...
Educação
Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Iniciativa promove criação do mascote oficial da Seduc com direito a premiação
Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe