Política

Mauro Cid diz ao STF que houve tentativa de golpe e que Bolsonaro alterou minuta

Ex-ajudante de ordens afirma que Bolsonaro leu e modificou o texto, determinando a prisão de Alexandre de Moraes após eventual golpe

09/06/2025 18h16
Mauro Cid diz ao STF que houve tentativa de golpe e que Bolsonaro alterou minuta
Foto: Reprodução/TV Justiça

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (9), o tenente-coronel Mauro Cid confirmou a existência de um plano para um golpe de Estado em 2022. Ele afirmou que os fatos são verdadeiros e que, embora tenha testemunhado grande parte dos acontecimentos, não participou diretamente das ações.

Durante o depoimento, o militar explicou que viu uma versão da minuta golpista ser entregue ao então presidente Jair Bolsonaro pelo ex-assessor Felipe Martins. Segundo ele, “o documento apresentava, inicialmente, uma lista de supostas interferências do STF e do TSE nas eleições e no governo”. Em seguida, detalhava medidas como decretação de estado de defesa, estado de sítio, prisões de autoridades e a criação de um conselho eleitoral para refazer o pleito.

Cid afirmou que Bolsonaro leu e fez alterações no documento. “Ele leu, enxugou o texto e mandou deixar apenas o senhor [Alexandre de Moraes] como preso”, disse, indicando que o então presidente teria optado por uma versão mais direta da medida autoritária.

O militar é o primeiro dos oito investigados apontados como integrantes do chamado “núcleo central” da tentativa de golpe. O depoimento foi prestado à 1ª Turma do STF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Com retorno à Assembleia, Angelo Almeida prioriza desenvolvimento econômico e saneamento para Feira

Com retorno à Assembleia, Angelo Almeida prioriza desenvolvimento econômico e saneamento para Feira

Deputado destaca atuação em comissão estratégica, transição energética e anuncia...
Política
Vice-prefeita de Salvador deixa PDT e anuncia nova filiação

Vice-prefeita de Salvador deixa PDT e anuncia nova filiação

Decisão ocorre após reposicionamento da sigla na Bahia
Política
Após melhora, Bolsonaro solicita ao STF liberação para cirurgia

Após melhora, Bolsonaro solicita ao STF liberação para cirurgia

Laudo aponta lesão grave no manguito rotador; ex-presidente segue em prisão domiciliar ...