Marisa fecha a segunda loja em Feira de Santana
Loja Marisa do Boulevard Shopping também deixou de funcionar
A rede de lojas Marisa fechou seu segundo estabelecimento em Feira de Santana nesta terça-feira (20). A empresa já havia anunciado que fecharia 91 lojas por todo o Brasil este ano, como parte de um plano de recuperação da geração de caixa e rentabilidade da empresa.
A unidade fechada ficava localizada na Avenida Senhor dos Passos. Anteriormente, foi a loja Marisa do Boulevard Shopping que passou a ser desligada.
Segundo o presidente do sindicato do Comércio, Marco Silva, os direitos dos trabalhadores estão sendo respeitados e que o comércio feirense não está em crise.
“Isso não é uma questão sistêmica, o varejo não está em crise. O que está acontecendo é que grandes redes, principalmente aquelas que eram baseadas em financiamentos bancários, verbas de financiamento de orgãos públicos, redes que realmente trabalhavam com captação de capital a custo baixo e surfavam na onda do crédito barato, estão com dificuldades por causa da taxa de juros alta. Mas as outras lojas, principalmente regionais com administração enxuta e mais eficiências, tem crescido. Temos mais lojas abrindo do que fechando”, afirma o presidente em entrevista ao De Olho na Cidade.
Somente em março e abril deste ano, 25 lojas da Marisa espalhadas pelo Brasil foram fechadas e outras 26 estavam previstas para encerrarem suas atividades durante o mês de maio. A empresa também afirmou que renegociou dívidas com 90% dos fornecedores e 65% dos proprietários de imóveis. A varejista tem dívida líquida na casa dos R$ 461 milhões, de acordo com o balanço do 1º trimestre.
O cenário macroeconômico adverso, as importações ilegais sem a devida tributação e as elevadas taxas de juros, são alguns dos fatores elencados pela empresa para as medidas de recuperação.
*com informações do repórter Robson Nascimento