Saúde

Março Azul: Mês de conscientização e prevenção do câncer do intestino

Desde o dia 8 de janeiro, a Secretaria de Saúde realizou 90 colonoscopias da demanda reprimida

30/03/2025 14h19
Março Azul: Mês de conscientização e prevenção do câncer do intestino
Foto: Jorge Magalhães

Março é considerado também o mês de conscientização e prevenção do câncer do intestino. Neste período, as ações em Saúde se voltam para esse importante agravo que, entre os tumores malignos, é um dos mais frequentes. Diante disso, o alerta da Secretaria Municipal de Saúde é a realização de exames de rotina, sobretudo a colonoscopia a partir dos 45 anos.

Em Feira de Santana, desde o dia 8 de janeiro quando começou o projeto para zerar a fila em 100 dias, 90 pessoas já foram submetidas a colonoscopia – exame endoscópico do intestino grosso – cólon e reto – das 141 pessoas cadastradas [desse quantitativo 51 estão pendentes porque não foi possível ainda o contato telefônico].

“A colonoscopia é um exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro. O procedimento é feito com um aparelho que tem uma câmera com lentes de aumento, passa por todo o intestino grosso e é capaz de fazer biópsia também quando detectamos algo errado”, explica a médica do Ambulatório de Gastroenterologia do CSE (Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda), Amanda Queiroz.

O câncer colorretal, conforme destaca a médica, é o terceiro tipo mais comum de câncer no Brasil. “A colonoscopia é capaz de nos dá um diagnóstico precoce que oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino”, acrescenta. Esse procedimento é feito com sedação, portanto o paciente não sente dor, e requer a realização de exames laboratoriais prévios para observar se a pessoa apresenta anemia ou diabetes.

De acordo com a gastroenterologista, o câncer do intestino tem relação também ao estilo de vida e pode acometer pessoas com histórico familiar e fatores de risco para a doença. Por isso, adverte a importância de exames de rastreamento mais cedo para que do paciente inicie o tratamento o quanto antes.

“O câncer de intestino é mais comum em pessoas acima de 50 anos. Fumar, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas, ter uma vida sedentária, consumir bebidas alcoólicas, além de história familiar de câncer colorretal, história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), bem como baixo consumo de cálcio e a obesidade são fatores de risco para esta doença”, salienta a médica Amanda Queiroz 

A profissional de saúde ainda pontua a relevância da campanha do Março Azul como um período para chamar a atenção da população quanto a importância dos hábitos saudáveis e a realização de exames de rotina. 

Comentários

Leia também

Saúde
Butantan pode entregar 1 milhão de doses da vacina contra dengue em 2025

Butantan pode entregar 1 milhão de doses da vacina contra dengue em 2025

Butantan-DV demonstrou 79,6% de eficácia contra casos sintomáticos da doença
Saúde
Especialista alerta para cuidados com a ferida operatória após a mastectomia

Especialista alerta para cuidados com a ferida operatória após a mastectomia

A pós-mastectomia exige uma série de cuidados para garantir uma boa recuperação.
Saúde
Preços de medicamentos sofrem reajustes em 2025

Preços de medicamentos sofrem reajustes em 2025

A medida entra em vigor nesta segunda-feira, mas ainda aguarda a assinatura do conselho...