Marcelo Werner é agraciado com o Título de Cidadão Feirense
O delegado da Polícia Federal e, atualmente ocupando o cargo de secretário da Segurança Pública da Bahia, participou da solenidade na Câmara de Vereadores de Feira de Santana.
O secretário da Segurança Pública da Bahia e delegado da Polícia Federal, Marcelo Werner, foi homenageado com o Título de Cidadão Feirense em solenidade realizada na noite desta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Feira de Santana. A honraria foi proposta pelo vereador Silvio Dias (PT), e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
Marcelo Werner relembrou sua trajetória de relação com Feira de Santana, que começou ainda em 2011, com a instalação de um posto da Polícia Federal na cidade.
“Parece que foi ontem, mas já são mais de dez anos de vínculos com Feira, desde minha atuação como delegado federal até hoje, como secretário de Segurança Pública. A minha primeira agenda oficial no interior, logo após assumir o cargo, foi justamente aqui”, contou Werner.
O secretário ressaltou a importância estratégica de Feira de Santana para a Bahia e para o Brasil.
“Feira não é só uma cidade do interior, é uma metrópole regional, um entroncamento logístico e comercial que divide o litoral do sertão baiano. É um polo de desenvolvimento”, afirmou.
Ao falar sobre os avanços na área de segurança, Marcelo destacou a atuação do Governo do Estado em três frentes que ele chama de “os três Is”: integração, inteligência e investimento.
“Estamos reestruturando a rede física, entregando novas delegacias, viaturas, armamentos e coletes, além de reforçar o efetivo com mais de seis mil novos profissionais de segurança pública. Feira de Santana foi beneficiada com viaturas, armamento e novas unidades, como a unidade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e a unidade da Polícia Civil no Hospital Geral Clériston Andrade”, destacou.
Werner também relembrou o lançamento do programa Bahia Pela Paz, com ações de prevenção à violência e inclusão social.
“Segurança pública não se faz apenas com repressão. Investimos também em políticas públicas de inclusão para garantir segurança de verdade para todos.”
O autor da homenagem, vereador Silvio Dias, justificou a entrega do título como reconhecimento ao trabalho e à dedicação de Werner.
“A segurança pública é um dos maiores desafios da nossa cidade e do nosso estado, e temos visto avanços concretos. Tivemos uma redução de mais de 30% nos homicídios em Feira de Santana este ano. Isso é resultado de um trabalho técnico, inteligente e comprometido liderado por Marcelo Werner”, afirmou o parlamentar.
Presente na cerimônia, o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, também celebrou a homenagem.
“Marcelo é um amigo e um profissional competente, que merece plenamente esse reconhecimento. Seu trabalho tem impactado positivamente a segurança não só de Feira, mas de toda a Bahia”, disse.
Freitas aproveitou para anunciar ações da sua pasta em Feira, como a implantação dos Coletivos da Cidadania nos bairros Mangabeira e Conceição, com foco em juventude, combate à desigualdade, empreendedorismo negro e esportes. Ele também destacou o preparo das forças de segurança para o período junino. “Mais de 200 policiais estão sendo capacitados para garantir os direitos humanos durante as festas, somando-se aos mais de 10 mil já treinados em todo o estado.”
Marcelo Werner agradeceu a homenagem com emoção. “Estou muito honrado com o Título de Cidadão Feirense. Contem com este secretário da Segurança Pública, com este delegado da Polícia Federal, e agora com este cidadão feirense para continuar trabalhando por uma Bahia mais segura e justa.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento