Brasil

Mapa de Segurança Pública aponta redução de homicídios em 2024 no país

O ministro Ricardo Lewandowski avaliou os dados e disse que a queda reafirma que as políticas públicas estão no “caminho certo” para garantir mais segurança à população

12/06/2025 07h08
Mapa de Segurança Pública aponta redução de homicídios em 2024 no país
Foto: Fotos Públicas

O levantamento feito pelo Mapa de Segurança Pública e divulgado nesta quarta-feira (11), registrou que, em 2024, o Brasil registrou redução de 6,33% do número de homicídios dolosos no ano passado. Ao todo foram 35.365 vítimas. Já em 2024, o número de pessoas assassinadas foi de 37.754.

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, avaliou os dados e disse que a queda reafirma que as políticas públicas estão no “caminho certo” para garantir mais segurança à população.

“Também obtivemos reduções importantes nos crimes patrimoniais, como furto e roubo de veículos, roubo de cargas e roubo a instituições financeiras, além da diminuição da violência letal por intervenção de agentes do Estado em 4,02%”, considerou o ministro, de acordo com a Agência Brasil.

Ainda segundo o levantamento, os crimes de latrocínios tiveram queda menos expressiva (de 972 para 956). Essa redução tem relação com a revogação de decretos que facilitavam a posse e o porte de armas de fogo.

O ministério argumentou que foi criado um sistema mais rigoroso de rastreamento e controle de armamento, com redução de 79% nos registros de armas em 2023 em relação a 2022.

Comentários

Leia também

Brasil
Novas regras de segurança para chaves Pix já estão em vigor

Novas regras de segurança para chaves Pix já estão em vigor

Objetivo é ampliar segurança e evitar fraude
Brasil
Nova taxa de Trump encarece visto americano em até R$ 1,4 mil para brasileiros

Nova taxa de Trump encarece visto americano em até R$ 1,4 mil para brasileiros

Cobrança, chamada de Visa Integrity Fee, foi aprovada pelo Congresso norte-americano na...
Brasil
Criança que caiu no Cânion Fortaleza é encontrada após 10 horas

Criança que caiu no Cânion Fortaleza é encontrada após 10 horas

Morte de criança expõe riscos em mirantes turísticos no RS