Feira de Santana

Manifestação na Câmara pede permanência da delegada Clécia Vasconcelos à frente da DEAM de Feira de Santana

A mobilização aconteceu após a publicação oficial da exoneração da delegada no Diário Oficial do Estado da Bahia.

27/05/2025 10h27
Manifestação na Câmara pede permanência da delegada Clécia Vasconcelos à frente da DEAM de Feira de Santana
Foto: Isabel Bomfim

Uma manifestação realizada na manhã desta terça-feira (27), na Câmara Municipal de Feira de Santana, reuniu representantes de movimentos sociais, advogadas, integrantes do Centro de Convivência Dona Zazinha e membros da comunidade em apoio à permanência da delegada Clécia Vasconcelos na titularidade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

A mobilização aconteceu após a publicação oficial da exoneração da delegada no Diário Oficial do Estado da Bahia para assumir a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). Em seu lugar, quem assume a Deam é a delegada Luana Lorena Costa Almeida, que antes atuava na 2ª Delegacia Territorial (DT).

Entre os depoimentos, dona Rosa Figueredo e Tânia Maria Magalhães, que integram o Centro de Convivência Dona Zazinha, destacaram o papel fundamental de Clécia na defesa dos direitos das mulheres, especialmente das idosas.

Foto: Isabel Bomfim

“Ela é uma guerreira. Nós precisamos dela aqui, sempre. Os idosos enfrentam muitas violências, inclusive dentro de casa e é ela que está sempre disponível, sempre nos apoia. A gente confia nela e precisa dela na DEAM”, afirmou.

A advogada Carla Pacheco também esteve presente e fez um apelo pela permanência da delegada.

Foto: Isabel Bomfim

“Nossa manifestação é para que Dra. Clécia continue à frente da DEAM. Ela tem mais de dez anos de atuação no combate à violência contra a mulher em Feira de Santana, com ações que vão além da delegacia: caminhadas de conscientização, projetos sociais como o Varal Solidário, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, fornecendo roupas, itens de higiene e alimentos. Esse trabalho não pode ser interrompido”, declarou.

Carla destacou ainda que a exoneração surpreendeu a comunidade. “Estamos falando de uma profissional com vasta experiência na área, que conhece a realidade das mulheres do município e desenvolve projetos que salvam vidas. A saída dela representa um retrocesso no enfrentamento à violência doméstica.”

A também advogada Flávia Pacheco reforçou a importância da delegada para a segurança das mulheres.

Foto: Isabel Bomfim

“O trabalho de Dra. Clécia é premiado, reconhecido e consolidado. Ela é mestre na área, domina amplamente a Lei Maria da Penha e realiza um atendimento humanizado, que acolhe as vítimas. Antes, muitas mulheres tinham medo de denunciar. Hoje, com ela, encontram apoio e coragem para procurar ajuda”, afirmou.

Dart Clair, presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), alertou para o impacto negativo que a saída de Clécia pode causar.

Foto: Isabel Bomfim

“Ela conhece a realidade das mulheres de Feira, tem um trabalho de excelência e é próxima dos movimentos sociais. Com a DEAM Itinerante, ela levava o atendimento para os distritos, para mais perto das mulheres. A última caminhada organizada por ela reuniu mais de 20 mil pessoas e arrecadou mais de 12 mil cestas básicas. Retirar ela agora é quebrar um elo importante da rede de proteção”, lamentou.

Segundo Dart Clair, uma moção com milhares de assinaturas já foi entregue ao governador Jerônimo Rodrigues solicitando a permanência da delegada.

“A rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Feira é uma das mais fortes do estado, e Dra. Clécia tem papel fundamental nisso. Sua saída pode enfraquecer essa rede, e nós não podemos permitir esse retrocesso.”

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Leia também:

Delegada Clécia Vasconcelos deixa Deam e assume comando da Delegacia do Adolescente Infrator

Reestruturação na Polícia Civil muda comando de delegacias em Feira de Santana

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Casa do Trabalhador com 71 vagas de emprego e cursos gratuitos de capacitação nesta terça-feira (27)

Casa do Trabalhador com 71 vagas de emprego e cursos gratuitos de capacitação nesta terça-feira (27)

Além das vagas, a Casa do Trabalhador está oferecendo capacitações gratuitas com carga...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira de Santana divulga lista de inscritos no Minha Casa, Minha Vida 2025

Prefeitura de Feira de Santana divulga lista de inscritos no Minha Casa, Minha Vida 2025

A convocação dos primeiros pré-selecionados para entrega de documentos está prevista...
Feira de Santana
Paralisações dos professores são consideradas legítimas e Justiça recusa pedido de multa da Prefeitura

Paralisações dos professores são consideradas legítimas e Justiça recusa pedido de multa da Prefeitura

Na decisão, o desembargador determinou a realização de uma audiência de conciliação...