Major da PM relata os desafios de conciliar carreira e maternidade
A major relata que tenta equilibrar suas demandas da melhor forma possível
Ainda que seja dotado de muito amor, exercer a função de mãe exige ainda mais desafios para as mulheres, especialmente quando o assunto é conciliar o trabalho com os cuidados da família. A major Liriam é um exemplo de mãe que precisou lidar com o equilíbrio para dar conta das demandas.
“Quando entendemos nossa missão com a maternidade procuramos conciliar da melhor maneira possível. Eu tenho uma filha, de 15 anos, e é uma benção na minha vida. Nós (mães) procuramos atender as necessidades dos nossos filhos da melhor forma possível, há quem pense que ‘quando crescer melhora’ ou ‘quando crescer não vai mais dá trabalho’, mas quem é mãe sabe que não é bem assim. Cada fase, de bebê até adulto, vai demandar uma atenção diferente”, relata a major.
A major relata que tem uma atribuição muito complexa, pois é responsável por comandar uma companhia independente da Polícia Militar, onde lida com diversas demandas, tanto administrativas quanto operacionais.
“Precisamos realmente atender as necessidades dessas atribuições, sem esquecer que também somos a dona de um lar. Eu sei que não consigo ser 100% em tudo, mas procuro administrar e fazer com que a família entenda que vamos precisar ter dedicação ao nosso trabalho. Procuro aproveitar todos os momentos e ter um tempo de qualidade com minha filha, fazendo alguma coisa juntas que gostamos”, explica, pontuando que às vezes é difícil pois a fase de adolescência é marcada por períodos onde o jovem prefere ficar sozinho.
Segundo Liriam, a chegada de um filho muda todo o cenário, pois todas as energias são centradas no cuidado. Com o passar do tempo, a mãe vai amadurecendo seu olhar e vai descobrindo novas formas de lidar com todos os desafios. Apesar das demandas, a major destaca a importância de ter cuidado com a saúde e ter tempo de descanso.
“Temos que parar de romantizar, de apenas proclamar frases como ‘ela é guerreira’. É necessário entender que tem tempo para tudo, ontem eu cheguei cansada e pensando que amanhã seria um novo dia, com mais força e vigor. Procure fazer boas leituras, se alimentar bem, e também alimentar a sua alma. Às vezes damos muita atenção para o que é ruim”, ressalta.
Segundo pesquisa do Instituto Data Popular, o Brasil tem 67 milhões de mães. Dessas, 31% são mães solos e 46% precisam conciliar a maternidade com suas carreiras.
“A maternidade me melhorou muito, pude ter outro olhar e entender mais sobre como os outros se sentem, pois ser mãe nos permite nos colocar mais no lugar do próximo”, destaca.