Mais Médicos: programa do governo federal lança edital com 5,9 mil vagas
As inscrições serão abertas na próxima sexta-feira (26), estendendo-se até 31 de maio, dando prioridade para os médicos nacionais formados no país. Médicos de outras nacionalidades e formações externas poderão ser chamados para as vagas remanescentes.
O governo federal lançou nesta segunda-feira (22) o edital do programa “Mais Médicos”, que visa suprir a carência de profissionais da medicina nos interiores do Brasil, para distribuir 5.970 vagas em pouco mais de 1990 municípios do território nacional.
As inscrições serão abertas na próxima sexta-feira (26), estendendo-se até 31 de maio, dando prioridade para os médicos nacionais formados no país. Porém, médicos de outras nacionalidades e formações externas também poderão se inscrever, podendo ser chamados para as vagas remanescentes.
“O novo Mais Médicos está ofertando quase 6 mil vagas no programa e quem participa tem a chance de garantir a formação em Medicina de Família e Comunidade. Nosso objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas que estão sendo ofertadas e por isso pensamos em tantas estratégias de incentivo”, disse o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes.
De acordo o edital, do total de vagas, mil serão destinadas para atender a região da Amazônia. Segundo o governo, a convocação tem a finalidade de “recompor vagas ociosas dos últimos quatros anos”. Na seleção, o currículo dos candidatos será avaliado com pontuação para cada formação e experiências acumuladas pelos profissionais da medicina, podendo atingir o total de 90 pontos.