Feira de Santana

Mais do que falar, é preciso convencer; Especialista destaca benefícios da oratória

Palestrante e escritora ensina técnicas para aprimorar a comunicação verbal

17/08/2022 06h54
Mais do que falar, é preciso convencer; Especialista destaca benefícios da oratória

Autora do livro “Oratória – A arte de falar, convencer e encantar”, a oradora Kelly Dourado ajuda pessoas a se comunicarem melhor na hora de falar. Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, apresentado por Jorge Biancchi, a escritora explica que uma alternativa para dominar o medo de falar em público é se preparar antecipadamente.

No capítulo “Dominando o Golias”, a autora explica que através de técnicas o locutor se torna mais preparado para lidar com situações de plateia. Ela ressalta que, segundo a ciência, o medo é uma emoção primária, portanto sempre vai existir, mas pode ser controlado.

Enquanto algumas pessoas têm medo de grandes, para outras, quanto maior a plateia, melhor. É o caso da própria Kelly, que revelou se sentir mais tímida com plateias pequenas, o que ela explica citando o livro “Inteligências Múltiplas” de Howard Gardner.

“Segundo Gardner, as pessoas que possuem mais inteligência interpessoal tem mais facilidade em falar em público, já aquelas com inteligência intrapessoal, se sentem mais a vontade em pequenos espaços”, explica a autora, que já atuou como radialista.

Além de técnicas para aprimorar a comunicação verbal, Dourado também destaca a persuasão, como mais um instrumento potencializador de bons resultados, que pode auxiliar na hora de conquistar um cliente ou lidar com outra demanda rotineira.

“As pessoas associam persuasão a manipulação e enganação. No entanto, essa palavra vem do latim ‘persuadere’, que significa ‘convencer'”.

Uma das técnicas utilizadas é o rapport, que gera conexões e vínculos entre pessoas, gabaritando a conquista. 

Em parceria com a Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS), nos dias 27 e 28 de agosto, a partir das 8h, a palestrante Kelly Dourado ministrará o curso sobre A Arte de Falar, na sede da Associação. As inscrições serão realizadas na sede da ACEFS (procurar por Tatiane), ou pelo telefone: 71 99188-9274. Ainda pode ser solicitado pelo Instagram: @kellydourado_prof.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vazamento em adutora interrompe abastecimento em Jaguara

Vazamento em adutora interrompe abastecimento em Jaguara

A equipe da Embasa já está mobilizada para fazer a manutenção da adutora
Feira de Santana
Feira de Santana é o 3º melhor município baiano na Dimensão Finanças do IGM-CFA 2022
Feira de Santana
Movimento em bares e restaurantes dispara com jogos da Copa

Movimento em bares e restaurantes dispara com jogos da Copa

Em Feira de Santana os empresários já começaram a ver os resultados