Feira de Santana

Mais de 70 consultas foram realizadas em ação para diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Atendimentos gratuitos à população foram ofertados neste sábado

01/08/2022 12h17
Mais de 70 consultas foram realizadas em ação para diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço
Foto: Roberta Costa

Mais de 70 atendimentos gratuitos foram realizados na manhã deste sábado, 30, durante o encerramento da campanha Julho Verde, organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O objetivo foi conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço e a importância do diagnóstico precoce para controle da doença.

Além do atendimento gratuito à população, também foram disponibilizados exames RT-PCR que identifica o vírus e confirma a Covid-19. Além disso, foram aplicadas mais de 100 doses das vacinas contra o coronavírus e a Influenza pela equipe referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Tivemos uma adesão grande da população com muita gente interessada em conhecer mais sobre essa doença. Durante os atendimentos tivemos alguns pacientes com suspeitas da doença, que foram encaminhados para realizar exames mais específicos, pois o diagnóstico precoce está associado a uma maior chance de cura”, afirma o médico Tércio Guimarães Reis, cirurgião de cabeça e pescoço.

Com 59 anos, o comerciante Nilson Santana aproveitou a oportunidade para fazer uma consulta de rotina. Como ele, o aposentado Francisco Alexandre Pedrosa viu na ação de saúde uma oportunidade para investigar um caroço que surgiu em seu pescoço.

“Já saí daqui com tudo encaminhado. Tive um excelente atendimento desde a triagem até a consulta com o médico. Essa foi uma ótima oportunidade para cuidar da saúde”, destaca.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Dom Pedro de Alcântara, o Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço, a Escola de Auxiliares, Técnicos de Enfermagem de Feira de Santana e o núcleo de Câncer Oral da Universidade Estadual de Feira de Santana.

“Eventos como esse fazem parte do calendário da SMS e visam aproximar a população do órgão com atendimento humanizado e eficiente. Ficamos muito felizes com a adesão e durante o mês de agosto outras ações globais de saúde serão realizadas, desta vez nos bairros de Feira de Santana”, garante a diretora do Departamento de Gestão da Rede Própria da SMS, Joana Queiroz.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
II Feira de Saúde Interprofissional será realizada nesta quinta

II Feira de Saúde Interprofissional será realizada nesta quinta

Vacinação contra covid estará disponível no evento
Feira de Santana
Prefeitura pode pagar juros por atrasar pagamento do PASEP

Prefeitura pode pagar juros por atrasar pagamento do PASEP

O Governo Municipal tem dinheiro em caixa suficiente para o pagamento, mas não tem dotação...