Polícia

Mais de 20 mil policiais e bombeiros atuarão nos festejos de São João na Bahia

A Polícia Civil vai prestar o atendimento e realizar a investigação de crimes praticados no curso da festividade junina.

29/05/2024 06h38
Mais de 20 mil policiais e bombeiros atuarão nos festejos de São João na Bahia
Foto: Joá Souza/GOVBA

A segurança, o conforto e a saúde do público receberão atenção especial das diversas secretarias estaduais e respectivos órgãos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai investir na proteção dos cidadãos, no Parque de Exposições, no Pelourinho, em Paripe e em Periperi. Toda a operação de segurança será coordenada através do Centro Integrado de Comando e Controle, que reúne 16 órgãos como as polícias Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Transalvador, a CCR Metrô, entre outros. 

A tecnologia vai estar presente através das câmeras empregadas na operação, incluindo aquelas com capacidade para reconhecimento facial, além de 112 rádios LTE.

“As ferramentas tecnológicas são um ponto forte da nossa gestão, serão mais de 450 câmaras em todo estado da Bahia e mais de 30 somente aqui no Parque de Exposição. Então é um planejamento robusto e integrado para acompanhar todas as ocorrências que possam acontecer na capital e no interior do estado”, detalhou o secretário da SSP, Marcelo Werner.

Será empregado na capital um efetivo de 7.552 servidores, sendo 5.932 PMs, 1.150 bombeiros militares, 291 policiais civis, 95 da polícia técnica e 84 da SSP. Também serão empregadas 495 viaturas, 429 da PM, 39 da Polícia Civil, 16 do Corpo de Bombeiros e 11 da Polícia Técnica. A PM vai realizar o policiamento ostensivo através de patrulhas a pé, viaturas de duas e quatro rodas, policiamento montado e aéreo. 

“Existe uma programação própria para as festas juninas e nosso efetivo está pronto, inclusive com incremento de 1660 policiais militares que estão em formação”, disse o comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho.

A Polícia Civil vai prestar o atendimento e realizar a investigação de crimes praticados no curso da festividade junina. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atuará com ações preventivas e emergenciais com emprego de Grupos de Bombeiros e viaturas. E o Departamento de Polícia Técnica vai atuar pronta resposta, mediante acionamento da Polícia Civil.

“São João é um período que nós aumentamos a nossa atenção, porque envolve fogos e fogueiras, então a preocupação do Corpo de Bombeiros aumenta, por conta dos riscos de queimaduras, acidentes e incidentes. Estamos ainda em uma parceria junto à Fazenda e à Polícia Civil, fazendo vistorias em locais de fabrico e vendas de fogos, e prontos para fiscalizar as denúncias de irregularidades”, explicou o coronel Adson Marchesini, comandante do CBMBA.

Comentários

Leia também

Polícia
Motocicletas irregulares são apreendidas pela PRF em Feira de Santana

Motocicletas irregulares são apreendidas pela PRF em Feira de Santana

Uma delas chamou a atenção dos policiais ao realizar manobra em local proibido.
Polícia
PM apreende Fuzil, armas, drogas e grande quantidade de munições em Camaçari

PM apreende Fuzil, armas, drogas e grande quantidade de munições em Camaçari

A suspeita e todo material apreendido foram encaminhados à na 26ª DT, para registro da...
Polícia
Polícia Civil localiza autor de roubo a ônibus em Salvador

Polícia Civil localiza autor de roubo a ônibus em Salvador

O suspeito já havia sido preso em dezembro de 2023 pelo mesmo crime