Mais de 1,7 milhão de aposentados do INSS pedem reembolso por descontos indevidos
Cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados sobre possíveis cobranças por parte de associações
Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram reembolso de descontos não autorizados em seus benefícios, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (20). Os dados foram contabilizados até as 17h.
De acordo com o INSS, apenas 35.854 segurados confirmaram ter autorizado os descontos. No total, 1.784.528 beneficiários realizaram consultas para verificar possíveis cobranças irregulares. A maioria das verificações (91,6%) foi feita por meio do aplicativo Meu INSS, enquanto o restante utilizou a central telefônica 135.
Segundo o órgão, 41 entidades associativas estão sendo contestadas por lançamentos indevidos. Essas entidades tinham ou ainda têm algum tipo de convênio com o INSS para realizar os descontos diretamente nos benefícios dos segurados.
Cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados sobre possíveis cobranças por parte de associações. As informações sobre os descontos podem ser acessadas pelo serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo Meu INSS.