Mais de 16 mil atendimentos em especialidades odontológicas este ano
Entre os serviços estão incluídas prótese e atendimento a pacientes especiais
Manter a higiene bucal diminui os riscos de desenvolver cáries, tártaro, gengivites e outros problemas de saúde. Os cuidados podem ser obtidos nos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), em Feira de Santana. Entre janeiro e julho deste ano, foram 16.996.
Nestes locais são disponibilizados atendimentos especializados em cirurgia oral, exodontia, endodontia (canal), periodontia, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral), colocação de prótese e atendimento a pacientes especiais – com câncer, paralisia cerebral e algumas síndromes.
O CEO Célia Pamponet, situado no bairro George Américo, liderou o número de atendimentos com 8.993 serviços realizados. Já no CEO Maria de Lourdes Suzarte, situado na praça Tiradentes, mais conhecida como praça do Gastão, foram 8.003. As duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para ser atendido nos Centro de Especialidades, o paciente deve ser encaminhado pelas unidades de Saúde da Família ou Básicas de Saúde, ou também nas Policlínicas, após consulta odontológica.
Na avaliação da chefe da Divisão Odontológica, Maria Cristina Rosa, os números representam a importância dos serviços odontológicos para a população.
“Na maioria das vezes, algumas pessoas não têm condição de fazer um tratamento odontológico em uma clínica particular devido aos custos. Na rede municipal de saúde, esses pacientes encontram um serviço com especialistas e atendimentos mais complexos, tudo isso de maneira gratuita”, destaca.
*Secom